A informação é do Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes
(Foto: Agência Brasil)
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, garantiu aos representantes do movimento negro de Manaus que candidatos ao futuro - e ainda não oficializado - concurso para a guarda-municipal que estiverem respondendo a processo de racismo serão eliminados automaticamente. Além disso, a prefeitura deve intensificar as orientação sobre questões raciais, principalmente na questão da abordagem, ao efetivo da Guarda Municipal de Manaus.
Ações em Manaus - A reunião, considerada “histórica” pelo presidente do Instituto Nacional Afro Origem - Amazonas (Inao), Christian Rocha, foi convocada pelo vice-prefeito Marcos Rotta. O secretário de acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, e o secretário nacional de periferias, Guilherme Simões, serão convidados para estarem em Manaus com ações do Governo Federal.
Seria cômico... - O ex-deputado federal Marcelo Ramos comentou, nas redes sociais, a notícia de que deputados amazonenses aprovaram leis para tornam saudações “Selva” e “A Paz do Senhor Jesus” patrimônios imateriais do Amazonas, publicada ontem
pela coluna. “É lamentável o que a política no Amazonas virou... Seria cômico, se não custasse tanto ao bolso do contribuinte...”, escreveu.
Fakes - Após ter tido sua conta bombardeada por fakes, tentando tirá-la do ar, a jornalista Cynthia Blink tentou fazer um Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia de Crimes Cibernéticos do Amazonas, mas não teve sucesso na primeira tentativa.
Dress code - Blink foi impedida de entrar no órgão público por estar vestindo uma saia um pouco acima do joelho. A blusa era social. Segundo foi informada, existe uma portaria que trata sobre o “dress code” nas delegacias. Ela voltou em casa e colocou uma calça jeans.
Irregularidades - O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou procedimento preparatório para “apurar irregularidades na transparência e na disponibilidade de informações quanto ao plano de ação e cronograma de obras” do Programa “Asfalta Manaus”, executado pela Prefeitura de Manaus.
Histórico - O Governo do Estado e Prefeitura de Manaus fizeram um alinhamento histórico para a criação de uma força-tarefa cuja missão é acelerar a regularização fundiária na capital. A proposta é capitaneada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo e visa acelerar processos de doações mútuas de imóveis e terrenos.
Decepcionado - O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) disse no Twitter que questionou na última quarta-feira a ministra do meio ambiente, Marina Silva, sobre as obras da BR-319. “Fui perguntar algo esperando uma resposta técnica e recebi opinião pessoal, ironias e deboches da ministra direcionados à conclusão das obras. Decepcionante”.
Queria resposta - Um seguidor o rebateu e ele questionou se ele acha que a infraestrutura (da BR-319, no caso) é incompatível com o combate ao desmatamento. “Ao invés de sucatear a estrada, o correto não seria investir mais no combate e na repressão ao desmatamento? A pergunta foi justamente nesse sentido. Era só dizer algo como ‘vamos investir x bilhões’”, escreveu.