SIM E NÃO

‘Prefeitura tem margem’, diz prefeito David Almeida

Segundo o prefeito, as recém-criadas emendas de bancada coletiva não devem retirar o controle do executivo municipal sobre o orçamento deste ano

acritica.com
02/02/2023 às 08:51.
Atualizado em 02/02/2023 às 08:51

(Foto: Junio Matos)

Aprovada em meio a um enfraquecimento da base do prefeito David Almeida (Avante) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), as recém-criadas emendas de bancada coletiva não devem retirar o controle do executivo municipal sobre o orçamento deste ano, conforme afirmou o prefeito, ontem, durante posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “Nós temos margem e parceria com a Câmara”, falou David.

As emendas  -   No fim do ano passado, vereadores aprovaram uma emenda à Lei Orgânica de Manaus (Loman) criando as emendas de bancada. A nova regra prevê a reserva de  1% da receita corrente líquida para a execução dessas emendas. 

As emendas  2  -   A divisão das emendas de bancada coletiva na CMM é feita com base no número de bancadas ou blocos partidários existentes na Casa. Neste ano, os blocos partidários vão indicar R$ 60,9 milhões no orçamento.   

Na Aleam  -  Ontem, David lembrou que era deputado e líder do Governo quando a Assembleia Legislativa do Amazonas estabeleceu o mesmo dispositivo: “Não é porque agora mudei para o Executivo que eu sou contra aquilo que eu ajudei a criar na Assembleia”.  

Prioridades  -  Questionada se abraçará causas dos povos indígenas e LGBTQI+, a  recém-empossada deputada estadual Débora Menezes (PL) afirmou: “Neste momento, entendo que é um momento de respeito a todos. (Estes temas) não estão entre as minhas bandeiras fortes, mas respeitarei os colegas que apresentarem projetos neste sentido”.

Do povo   -  Antes disso, Débora dizia que, por ter sido eleita representando a direita, continuará firme nas bandeiras e “princípios e valores da direita”. Mas, ainda segundo ela, por ser deputada “de todo o povo do Amazonas”,  sua principal bandeira será a da juventude, empreendedorismo, oportunidade de emprego e renda.  Seus primeiros projetos, revelou, serão voltados para defesa pessoal e combate à violência contra mulher.

PCDs  - Também novato na Casa Legislativa, o deputado estadual Mário César Filho (União) disse que a segurança pública será sim uma de suas bandeiras, mas que ele trabalhará, principalmente, em prol dos direitos das pessoas com deficiência e crianças autistas. 

Educação  -  Novidade foi o deputado estadual Cabo Maciel (PL), que abraçava a bandeira da luta pela segurança pública, dizer que, este ano, presidirá a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Segundo o deputado, que de quase 36 mil votos, 30 mil foram do interior, tudo já havia sido tratado com o presidente da Casa, Roberto Cidade, e com o governador Wilson Lima (UB).   

‘Os experientes’  - Daniel Almeida (Avante), irmão do prefeito David Almeida, também é estreante na Aleam e disse que não fez questão de participar da Mesa Diretora. Por ser novato, ele acha melhor que neste momento “os mais experientes” comandem. 

Já tem comissão  -  Já o empresário Rozenha (PMB), também recém-empossado, revelou em suas primeiras entrevistas como deputado que sua maior   bandeira será o empreendedorismo. Ele adiantou que assumirá uma comissão ligada ao tema.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por