SIM E NÃO

Omar cobra presença do judiciário

Ele cobrou a presença do judiciário no interior do Brasil e usou o Amazonas como exemplo,

acritica.com
23/11/2022 às 09:04.
Atualizado em 23/11/2022 às 09:04

(Foto: Agência Senado)

 Em audiência pública para aprovar os nomes de autoridades do judiciário para os tribunais e conselhos do País, o senador Omar Aziz (PSD) cobrou a presença do judiciário no interior do Brasil e usou o Amazonas como exemplo, afirmando que o problema no estado  também se estende ao Ministério Público e da Defensoria Pública. “Não há presença do judiciário no interior do Brasil. O cidadão ou cidadã tem seu filho assassinado e dois dias depois o assassino está livre e ameaçando a mãe e o pai do assassinado”. 

E o CNJ? -  Na sabatina, o senador questionou ainda qual o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público em relação a essa presença do judiciário na região. “Me sinto na obrigação de perguntar a vocês quantos juízes foram punidos, retirados da magistratura por prevaricação? E no Ministério Público a mesma pergunta”, questionou.

Nomes  -  Na audiência de ontem, a CCJ aprovou as indicações dos juízes federais Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues para ministros do STJ. Já para o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi aprovado o nome da juíza trabalhista Liana Chaib. A CCJ também apreciou indicações para diferentes conselhos, aprovando Engels Augusto Muniz  para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho para o CNJ.

Saúde mental  -  Para promover debates sobre a sanidade mental dos internos dos Centros Socioeducativos, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) promoveu a 1ª Oficina de Saúde Mental do Sistema Socioeducativo do Amazonas. O Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, localizado no bairro Alvorada, zona centro-oeste, foi escolhido para sediar o evento.

Do Amazonas -  O titular da  Secretaria de Estado de Administração e Gestão do Amazonas (Sead) Fabrício Barbosa foi eleito, ontem, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). A entidade reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.  

Doutor... - A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizará a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao escritor Márcio Souza, em reconhecimento ao trabalho que tem feito em promover a cultura, especialmente a amazonense, em suas obras. A cerimônia de titulação, aberta ao público, ocorrerá no dia 29 de novembro, às 10h no setor Norte do campus.

...Honoris  - A aprovação do nome de Márcio Souza se deu na reunião do Consuni realizada no dia 15 de setembro. Márcio Souza é amazonense, de Manaus, nascido em 1946. É jornalista, romancista, diretor de teatro e ópera. Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e escreveu críticas de cinema e artigos em diversos jornais e revistas brasileiras, como Senhor, Status, Folha de S.Paulo e A Crítica.

Copa do Mundo  -  A rua 3 do bairro Alvorada, na Zona Oeste de Manaus, ganhou destaque nas agências internacionais de notícias, nas redes sociais da própria Fifa e em sites de notícia. Ontem, a Folha de S. Paulo publicou matéria sobre a via. Para a ornamentação deste ano, foram utilizadas seis milhões de bandeirolas.      

Tambaquis  -  Dois trabalhos de pesquisa que estão sendo realizados na Universidade Nilton Lins voltados para a melhoria genética e o desenvolvimento de uma vacina para tambaquis de criadouros serão apresentados na próxima semana no Simpósio Internacional de Genética em Aquicultura, que acontece entre os dias 27 de novembro a 2 de dezembro, na cidade de Porto Varas, no Chile.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por