SIM E NÃO

Indígenas isolados sob risco no Amazonas

A denúncia foi feita por lideranças indígenas na COP27

acritica.com
19/11/2022 às 08:37.
Atualizado em 19/11/2022 às 09:53

(Foto: Reuters)

Os povos indígenas isolados e de recente contato do Sul do Amazonas estão em risco, segundo alerta feito por lideranças indígenas na COP27, que denunciaram que o  governo brasileiro tem conhecimento dessa ameaça desde dezembro de 2021, quando a portaria de proteção de uso da Terra Indígena Jacareúba-Katawixi expirou e não foi mais renovada, deixando a área desprotegida e vulnerável. A ferramenta jurídica previa a interdição 
de um território para o uso 
por não-indígenas.

‘Tempo de vida’  -  Um relatório do #IsoladosouDizimados, campanha criada para pressionar o governo federal a renovar as portarias de restrição de territórios onde há presença confirmada ou em estudo de povos isolados, aponta que, se o ritmo de invasões na região for mantido, o desmatamento no território dos isolados de Jacareúba-Katawixi pode quadriplicar nos próximos 28 anos.

Covid-19  - Considerando o crescente número de casos de contaminação pela Covid-19 no Estado, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE) está recomendando o uso de máscaras nas dependências da Corte. Já o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), publicou portaria determinando a obrigatoriedade do uso de máscaras.  

Parceria -  Desde agosto à frente da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (SEDCA), Giovanni Miranda tem se empenhado na defesa  da criança e do adolescente. Ontem, o secretário executivo reuniu-se com a representante do escritório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em Manaus, Débora Rodrigues, para tratar de ações e projetos em parceria com a secretaria. 

Acelerou  -  A obra do primeiro conjunto habitacional do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) avança em ritmo acelerado. O residencial está sendo construído pelo Governo do Amazonas através da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), no bairro Japiim, zona sul de Manaus. 

Santa Júlia  - O Hospital Santa Júlia anunciou o nome do primeiro CEO da instituição: Roberto Madid, recém chegado de São Paulo e com larga experiência no segmento de saúde. O executivo assume a responsabilidade de consolidar o HSJ como melhor e mais moderno hospital da Região Norte.

‘Fico’  -  Após a saída de Arthur Neto do PSDB, decisão tomada pelo ex-prefeito e ex-senador depois que ele perdeu o comando da legenda no Amazonas, o filho dele, Arthur Bisneto, ex-deputado federal, afirmou que seguirá na legenda.

‘Só se for expulso’  -  Bisneto foi o responsável pela conversa com Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, e foi quem comunicou o pai sobre a saída da presidência estadual. Mesmo diante da situação, ele afirmou que quer seguir no partido para iniciar sua reconstrução. “Só saio se for expulso”.

Expansão -  O Mídia Banco24Horas, plataforma de mídia Digital Out Of Home (DOOH) do Banco24Horas posicionada acima dos caixas eletrônicos, irá inaugurar 60 novas telas em cidades localizadas no município de Manaus, no Amazonas, até meados de dezembro de 2022.  Cerca de 5% da expansão da solução do Mídia Banco24Horas está concentrada na região Norte.

Homenagem -  O advogado e colunista de A CRÍTICA, Júlio Antônio Lopes, recebeu a outorga de Ordem do Mérito Judiciário do TRT 11, no grau de oficial. A solenidade aconteceu na sexta-feira, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por