EDITORIAL

Expectativa de revolução econômica

Entraves ambientais, limitações tecnológicas, interesses políticos e debates infindáveis vêm freando o projeto há anos

acritica.com
online@acritica.com
22/06/2022 às 07:19.
Atualizado em 22/06/2022 às 07:19

(Foto: Bruno Kelly / Amazônia Real)

Há mais de duas décadas o povo de Autazes aguarda pela efetiva exploração das reservas de potássio presentes em seu subsolo. Entraves ambientais, limitações tecnológicas, interesses políticos e debates infindáveis vêm freando o projeto há anos.

O anúncio feito pela Potássio do Brasil, empresa especificamente constituída para executar a exploração mineral na região, de que a licença ambiental será finalmente concedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) é um importante sinal de que o projeto poderá, finalmente, sair do papel.

Cabe ressaltar que o papel do Ipaam no processo, longe de ser um limitador ou empecilho, o órgão ambiental apenas cumpre seu papel institucional de zelar pelo cumprimento da legislação pertinente, assegurando que o empreendimento ocorra de acordo com os ditames legais. A licença ambiental é muito mais que um mero documento; é uma declaração de compromissos socioambientais deve ser fiscalizada e cumprida. A empresa se compromete a reflorestar uma área dez vezes maior que a região afetada e recuperar toda o dano ambiental causado.

É um processo que tem que ser muito bem definido, pois a exploração da reserva deve durar mais de duas décadas e, se os impactos não forem bem gerenciados, os efeitos podem ser catastróficos. Por outro lado, os benefícios têm enorme potencial. A consolidação da exploração mineral em Autazes será a redenção econômica da região, além de abrir uma nova fronteira de desenvolvimento no Amazonas.

Para o Estado será uma revolução. Finalmente teremos uma diversificação relevante na matriz econômica do Amazonas, ao mesmo tempo em que se fortalece a própria, Zona Franca de Manaus, uma vez que o processamento do potássio pode ser feito em Manaus, com a implantação de um polo de fertilizantes.

Será um importante passo rumo ao fortalecimento da economia estadual, algo que tem se limitado a discursos nos últimos anos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por