OPINIÃO

Um Manauara no México

'Eu queria fazer os anúncios e comerciais de marcas grandes que passavam na TV, não os flyers que recebia no trânsito no caminho de casa'

Por Yan Bártholo*
09/06/2023 às 10:06.
Atualizado em 09/06/2023 às 10:33

Pra quem não me conhece, eu sou um publicitário manauara, nascido e criado na capital do Amazonas. Mas vivo e trabalho como redator na Cidade do México, capital do país, há pouco mais de 7 anos. E, parafraseando um famoso meme: “Você deve estar se perguntando como eu cheguei aqui. Para entender, precisamos voltar um pouco no tempo…” 

Eu nunca soube realmente o que queria fazer da vida. Sempre tive pensamentos que conflitavam entre si quando eu pensava no meu futuro profissional. Já quis ser engenheiro, mas eu nunca fui muito bom em exatas. Já quis ser biólogo, mas meu irmão já tinha pego essa vaga. O jornalismo, eventualmente, também passou pela minha cabeça por causa dos meus pais, que são jornalistas. Mas nunca foi realmente o que eu queria. Eu nunca estava 100% satisfeito. Sempre faltava algo.

Até que um dia, no final do Ensino Médio, bem quando a gente precisa decidir esse tipo de coisa, minha mãe me levou pra fazer o famoso teste vocacional. Eu nem sabia que isso existia. Alguém que pudesse me ajudar a escolher a profissão que eu seguiria pro resto da vida? Era tudo o que eu precisava. Agora seria o momento de encontrar a minha verdadeira vocação. Tinha certeza que a psicóloga iria me dar um norte e achar a solução perfeita pro meu futuro. 

Fui totalmente iludido. Ela só conseguiu embaralhar ainda mais os fios de dúvidas que se acumulavam dentro da minha cabeça. Lembro do que ela falou como se fosse ontem: “Você será bem-sucedido em tudo o que fizer.” Nesse momento eu olhei pra minha mãe, ela olhou pra mim. Tá! Beleza. Obrigado. Mas… e a direção vocacional que eu ia receber? E o vestibular? E a minha profissão? Nada disso foi resolvido. Sabe quando tem aquela questão na prova dizendo que todas as alternativas estão corretas só pra te deixar mais confuso? Pois é. Assim que eu me senti. 

Mas tudo bem. Depois de tanto pensar, acabei optando pela publicidade. Já que eu poderia fazer qualquer coisa, escolhi uma profissão que me deixa exercer vários papéis. Trabalho com redação, direção de arte, música, direção de cinema, produção, fotografia, edição, design gráfico, jornalismo etc. Só falto assoviar e chupar cana. Ou seja, acabei escutando a psicóloga e encontrando diferentes profissões em uma só. 

Participei da agência experimental da faculdade. E fiz o meu primeiro estágio em uma agência de publicidade de verdade. Foi onde eu comecei a ter uma pequena ideia sobre o que era criatividade e como eu aplicaria na minha profissão. A universidade não ensinava isso. E eu queria fazer os anúncios e comerciais de marcas grandes que passavam na TV, não os flyers que recebia no trânsito ou os outdoors que via no caminho de casa. 

Precisava ampliar o meu conceito de criatividade publicitária e, por isso, acabei me mudando pro Rio de Janeiro. Lá, tive o meu primeiro encontro verdadeiro com a publicidade linda e cheia de graça, que vem e que passa. Descobri onde nasceu o samba e qual é a verdadeira diferença entre o charme e o funk. Ganhei prêmios estudantis internacionais pela Miami Ad School e comecei a trabalhar em agências maiores. Foi por causa desses prêmios que me chamaram pra trabalhar no México. E foi assim que eu cheguei aqui. 

Depois de 7 anos no país, já passei por algumas agências e tive a oportunidade de participar da criação de campanhas para clientes globais como Coca-Cola, KFC, Colgate-Palmolive, Mazda, Delta Airlines, Universal Studios etc. Ganhei alguns prêmios nacionais e internacionais de publicidade, faço festas brasileiras, tenho um grupo de samba e ainda tem muita coisa pela frente pra fazer. Muitas profissões pra ser “bem-sucedido”.

Moral da história: Ser bem-sucedido não significa somente trilhar uma carreira de sucesso e ganhar muito dinheiro. Significa, principalmente, fazer o que gosta, ser feliz e aproveitar as melhores coisas da vida com as pessoas que a gente ama.

 * Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, pela UniNorte. Formado em Redação Publicitária pela Miami Ad School/RJ. Premiado pelo Andy Awards NYC, Effie Awards México, El Ojo de Iberoamerica, FIAP, Young Lions México, Círculo Creativo de México, Colunistas RJ y Wave Festival RJ. Passou pela agência Ogilvy & Mather México e VMLY&R México. Atualmente, é redator senior da agência Only If-The How Company.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por