Inauguração

Inaugurada em Manaus a maior usina de energia solar do Norte do país

Tendo um espaço de 20 mil metros quadrados, a usina já é intitulada como a maior da região Norte do Brasil, e está localizada no km 15 da BR-174, ao lado da Fazenda da Esperança

Michael Douglas
online@acritica.com
02/02/2023 às 19:39.
Atualizado em 02/02/2023 às 19:39

(Foto: Junio Matos)

Foi inaugurada nesta quinta-feira (2), uma usina de energia solar sob responsabilidade da concessionária Águas de Manaus. Tendo um espaço de 20 mil metros quadrados, a usina já é intitulada como a maior da região Norte do Brasil, e está localizada no km 15 da BR-174, ao lado da Fazenda da Esperança. 

A usina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, a concessionária Águas de Manaus, a Brasol, empresa do grupo Siemens e a Expertise Energia. O Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Ebenezer Bezerra, enfatiza o caráter ecológico da obra. 

(Foto: Junio Matos)

 “A Prefeitura de Manaus e a Secretaria Municipal de Administração tem a incumbência de buscar a inovação e a modernização dos serviços prestados à população, o que está sendo feito pela Águas de Manaus, que também está preocupado com o meio ambiente”, afirma o titular da Semad. 

De acordo com a concessionária Águas de Manaus, dentro da usina estão instaladas 4,6 mil placas fotovoltaicas, que tem a potência de geração estimada em 3,7 GWh por ano. Elas devem reduzir a emissão de carbono (CO2) no meio ambiente e gerar energia na rede, que será revertida com a redução do consumo pela Águas de Manaus. 

O volume equivale a redução na emissão de 2,6 toneladas métricas de carbono por ano. Traçando um comparativo, o número se iguala ao volume de CO2 produzido por 560 automóveis em um ano, ou ao plantio de 43 mil árvores. 

Inicialmente, o complexo de energia limpa irá atender 55 unidades operacionais do serviço de água na capital amazonense. A Ageman e a UGPM-Água vão acompanhar a operação. Segundo o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro, com a inauguração da usina solar, 96% do serviços de energia da águas estão vinculado ao consumo de energia limpa. 

“A companhia definiu como estrategia buscar geração de energia limpa equivalente ao que ela consome no seu sistema. Porque hoje para você captar, tratar e distribuir água você consome muita energia, o que nos fez buscar uma forma de veicular esse consumo a energia limpa. Uma usina como essa é uma das soluções”, afirma o diretor-presidente da Águas de Manaus. 

Vale ressaltar que o volume energético produzido pela usina alimenta cerca de 13% das unidades operacionais de água e esgoto da empresa, colaborando para uma cidade mais sustentável. O grupo Aegea, do qual a Águas de Manaus faz parte, assumiu no ano passado uma meta de reduzir 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, em uma operação inédita para empresas de saneamento no Brasil.  

“Estamos investindo em ações sustentáveis na maior cidade da Amazônia. É um motivo de muito orgulho integrar essa parceria. Esperamos que isso incentive outros atores a adotar o compromisso de reduzir a emissões poluentes na atmosfera”, destacou Dal Magro. 

A energia fotovoltaica é limpa e renovável, já que é produzida totalmente a partir da luz solar para gerar eletricidade, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar, maior será também a quantidade de eletricidade produzida.  

O sistema de captação não causa impactos ambientais na natureza e tem uma vida útil de alta durabilidade. A tecnologia é uma das mais avançadas no quesito de fontes renováveis de energia. Além disso, é uma opção silenciosa, resistente e que traz baixo impacto ambiental nos locais onde é instalada.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por