HISTÓRICO

Garantido e Caprichoso deixam rivalidade de lado para arrecadar recursos aos indígenas Yanomami

Os bumbás iniciaram campanha para arrecadar recursos para a compra de redes e mosquiteiros que ajudarão a diminuir os casos de malária dentro do território dos indígenas, que passa por grave crise humanitária

Karol Rocha
online@acritica.com
24/01/2023 às 11:42.
Atualizado em 24/01/2023 às 11:42

Crise humanitária dos indígenas Yanomamis de Roraima fez com que os eternos rivais se unissem em prol da solidariedade (Foto: Divulgação)

Os Bois Garantido e Caprichoso se unem em uma campanha em prol aos indígenas Yanomami, os quais vêm sofrendo com a desnutrição e malária em Roraima. A campanha tem como objetivo arrecadar recursos para a compra de redes e mosquiteiros que ajudarão a diminuir os casos de malária dentro do território. 

Os Bois que são rivais dentro do bumbódromo do Festival de Parintins, no Amazonas, dão as mãos para ajudar os povos originários que passam pela severa crise humanitária no Brasil.

"A ajuda para os yanomamis, hoje, não pode ficar mais apenas nas nossas toadas de protesto contra o que está acontecendo, nas notas mesmo que duras de repúdio que nós fazemos, a gente precisa de uma ação imediata para salvar esse povo. Eles estão sofrendo muito com insetos, principalmente malária. Malária é cruel e mata", destacou o presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, ao A Crítica.

Crianças yanomami em atendimento médico, severamente desnutridas (Foto: Reprodução)

APELO

Diante de tanto dor dos povos originários, os Bois de Parintins fazem um apelos aos amazonenses, a seus torcedores e admiradores da arte e da cultura indígena a apoiarem a causa. 

"Essa campanha retrata que quando a causa é importante os bois podem, sim, fazer essa união para que a gente possa ajudar esse povo que está sofrendo muito. Eu fico muito feliz pela união dos Bois Caprichoso e Garantido, e ao mesmo tempo eu vejo um apelo muito grande das torcidas que estão muito motivadas a ajudar e eu tenho certeza que essa causa é nobre", afirmou o presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, à reportagem.  

Os dois Bois se comprometeram a prestar contas publicamente do valor arrecadado e da destinação dos produtos que serão entregues para os Distritos Sanitários. A meta da campanha 'SOS Yanomani' é arrecadar R$ 100.000 para a compra de redes, mosquiteiros, dentre outros produtos. As doações podem ser feitas em qualquer valor e através do link: https://apoia.se/yanomami.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2023Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por