CAPACITAÇÃO EM 5G

Parceria leva ao Ifam do Amazonas curso de instalador de fibra óptica para redes 5G

Um dos objetivos é promover a capacitação de jovens chamados "nem-nem" – nem trabalham, nem estudam - e promover a requalificação de quem já está no mercado de trabalho e aumentar a mão de obra qualificada para trabalhar com fibra ópticaa

acritica.com
online@acritica.com
05/08/2022 às 14:38.
Atualizado em 05/08/2022 às 14:38

A Huawei e o Instituto Federal do Amazonas, através do Campus Manaus Distrito Industrial, com apoio da PROEX, lançam o Curso de Extensão de Instalador de Fibra Óptica para redes 5G. As aulas serão ministradas em quatro laboratórios de instalação e manutenção de tecnologia Fiber To The Home (FTTH), entregues pela Hauwei ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Amazonas (IFAM).

Os laboratórios visam captar a geração nem-nem (nem estuda nem trabalha), que chegou a 25% dos jovens entre 15 e 29 anos no último trimestre de 2020, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos objetivos é promover a capacitação de jovens chamados "nem-nem" – nem trabalham, nem estudam - e promover a requalificação de quem já está no mercado de trabalho e aumentar a mão de obra qualificada para trabalhar com fibra óptica.

Atualmente, a Huawei possui 80 parcerias com universidades no Brasil, mas a meta é chegar a 100. Uma das instituições conveniadas é o próprio IFAM que, por meio da Huawei ICT Academy, oferece cursos na área de tecnologia de aproximadamente 10 dias. Assim, os estudantes podem ser introduzidos no mercado de trabalho de forma mais rápida.

Segundo o aluno  Gerson Vilaça dos Santos  “sou um dos alunos  dessa primeira turma de FTTH eu gostaria de agradecer a empresa Huawei e o Instituto Federal na direção do nosso diretor, e agradecer pela oportunidade de ter encontrado essa tecnologia nova que está chegando na cidade de Manaus, tivemos a oportunidade de ter contato com excelentes  professores, dedicados e interessados e isso com certeza vai fazer a diferença em nossa formação, em nosso portfólio, e dentro do  mercado de trabalho, só tenho a agradecer” disse.

Outro objetivo dos laboratórios de FTTH é contribuir com a estrutura da banda larga fixa no Amazonas. Essa infraestrutura também poderá dar suporte à tecnologia 5G. Oito servidores do IFAM farão treinamentos sobre FTTH no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) juntamente com a equipe de produtos da Huawei. Com isso, se espera alicerçar os conhecimentos em FTTH nos profissionais do IFAM.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por