Musculação

Mais carga ou mais repetições? Entenda o que é melhor na hora do treino

Os educadores físicos, Rodrigo Lopes e Fábio Reis, tiram as dúvidas sobre o tema

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
28/03/2023 às 20:31.
Atualizado em 28/03/2023 às 20:39

Para todos os objetivos, quem está iniciando na musculação deve seguir os mesmos princípios (Foto: Reprodução/Internet)

O que é melhor na hora do treino? A dúvida é comum entre muitos praticantes de musculação, principalmente aqueles que estão iniciando na academia. Mas, afinal, mais carga ou mais repetições? Depende! Os educadores físicos, Rodrigo Lopes e Fábio Reis, tiram as dúvidas sobre o tema. 

Segundo o personal trainer, Rodrigo Lopes, existe momento pra tudo, o que vai definir qual estratégia será usada são alguns critérios, como o nível de treinamento (iniciante ou avançado), tempo para treinar (1h, 2h...) e possíveis patologias (doenças). 

“As duas formas [carga e repetição] são igualmente significativas, o que vai importar é a fase em que o praticante está em sua periodização”, enfatiza o profissional. 

De acordo com Rodrigo, para todos os objetivos, seja perda de peso, ganho de massa muscular ou resistência, quem está iniciando deve seguir os mesmos princípios.

“1) Aprender primeiro os movimentos básicos antes de aumentar as cargas, isso traz segurança para o treino. 2) Respeitar o período da adaptação, que são os primeiros meses, no qual está ocorrendo toda adaptação neuromuscular e fisiológica, em resumo, o corpo está se preparando para a nova prática. 3) Bebam água. 4) Não dependam de motivação, sejam disciplinados, constância nos treinos é tão ou mais importante que toda a estratégia existente”, aconselha.

Musculação

O professor de educação física, Fábio Reis, ressalta que o treino de musculação fortalece a estrutura músculo esquelética, além da manutenção da massa muscular e tônus muscular. Saúde e qualidade de vida, ganho de massa muscular, perda de peso e emagrecimento, resistência e autoestima são alguns dos objetivos na musculação.  

Assim como Rodrigo, o profissional enfatiza que "as cargas e repetições são ajustadas de acordo com a fase e objetivos de cada praticante: iniciante, intermediário ou avançado. Essas variáveis do treino vão mudando ao longo do tempo para gerar novos estímulos”, esclarece Fábio. 

E aqui vão mais algumas dicas para quem busca a perda de peso, ganho de massa e resistência. Sem esquecer dos princípios já citados nesta matéria.

“1) Perda de peso: fazer treino de musculação e treino aeróbico, para intensificar mais a queima de gordura. 2) Ganho de massa: treinar com carga altas, onde se consiga uma boa execução e amplitude dos movimentos. 3) Resistência: intercalar entre os exercícios de resistência muscular e cardiorrespiratória”, recomenda o professor. 

Não vejo resultados! E agora?

Rodrigo propõe que seja feita uma autoavaliação para verificar se a pessoa realmente está tendo os comportamentos de quem quer ter resultado. “Se a resposta for sim, verifique se os seus treinos estão adequados para a sua realidade e tudo isso você pode fazer procurando profissionais capacitados, habilitados e experientes para lhe ajudar. Se você não estiver com os comportamentos adequados comece mudando eles e os resultados virão. Para potencializar os resultados procure um profissional capacitado e habilitado para lhe ajudar no processo”, conclui o personal. 


 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por