Copa do Mundo

Jogadores da Alemanha fazem protesto pela proibição do uso da faixa ‘One Love’

Goleiro alemão teve a faixa verificada pelo bandeirinha antes da partida

acritica.com
23/11/2022 às 10:32.
Atualizado em 23/11/2022 às 10:32

(Foto: AFP)

Os jogadores da Alemanha se manifestaram contra a proibição do uso da faixa ‘One Love’ e taparam a boca na foto oficial da seleção antes do início da partida contra o Japão, nesta quarta-feira (23).

O capitão Manuel Neuer entrou com uma faixa escondida por baixo da manga da camisa.

Pouco após o início da partida, a Federação Alemã se pronunciou através de uma nota oficial e confirmou que Neuer não utilizou a braçadeira da One Love, explicando os motivos para a decisão.

“Queríamos usar nossa braçadeira de capitão para nos posicionar sobre os valores que defendemos na seleção da Alemanha: diversidade e respeito mútuo. Junto com outras nações, nós queríamos que nossa voz fosse ouvida. Não era sobre fazer uma declaração política - direitos humanos não são negociáveis. Isso deveria ser tomado como certo, mas ainda não é o caso. Por isso essa mensagem é tão importante para nós. Negar a nós a braçadeira é o mesmo que nos negar a voz. Nós defendemos a nossa posição”.

Antes da partida, contudo, o bandeirinha pediu para verificá-la enquanto Neuer fazia o aquecimento. O goleiro mostrou ao auxiliar, e em seguida o profissional correu para sua posição, iniciando o jogo.

Em entrevista à televisão na terça-feira à noite, o vice-chanceler alemão, Robert Habeck, encorajou os jogadores da Alemanha a usarem a braçadeira "One love", apesar da proibição da Fifa. 

A federação internacional ameaçou, segundo várias federações nacionais, aplicar "sanções esportivas" aos capitães que usarem essa braçadeira.
Diante das ameaças, Inglaterra, Alemanha e outras cinco seleções europeias desistiram de usar as braçadeiras inspiradas na bandeira do arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por