Gravidez na maturidade

Entenda as chances e os riscos de uma gestação após os 50 anos

Especialistas afirmam que as chances de uma mulher engravidar de forma natural após os 50 anos são “raríssimas”

Karol Rocha
22/09/2022 às 12:42.
Atualizado em 22/09/2022 às 12:42

Claudia Raia anunciou estar grávida do terceiro filho (Foto: Reprodução / Instagram)

As chances de uma mulher engravidar de maneira espontânea depois dos 50 anos são 'raríssimas', pelo menos é o que afirma os médicos ginecologistas e obstetras. O assunto veio à tona depois do anúncio da atriz Cláudia Raia, esta semana, sobre sua gestação aos 55 anos. O pronunciamento da atriz, feito por meio das redes sociais, pegou seus fãs de surpresa.

De acordo com a médica ginecologista, Camila Amorim, uma gravidez depois dos 35 anos já pode ser considerada tardia e uma gestação após os 50 anos deve ter ainda mais cuidados. "Maiores riscos para complicações relacionadas à gravidez e ao parto podem ser atribuídos ao aumento da frequência de doenças crônicas e por condição física", afirmou a especialista.

Segundo ela, uma gestação nesta idade tem maior risco de desenvolver doenças e problemas gestacionais. "As principais complicações maternas encontradas nesta faixa etária são hipertensão gestacional, diabetes mellitus gestacional, maior frequência de partos operatórios de trabalho de parto prematuro, placenta prévia, amniorrexe prematura e gestações múltipla", complementou. 

Segundo dados da Sociedade Britânica de Fertilidade, quando uma menina nasce, ela tem cerca de 2 milhões de óvulos; quando ela chega à adolescência, ela possui cerca de 400.000 óvulos; já quando está com cerca de 37 anos, ela tem cerca de 25.000 óvulos. E à medida em que as mulheres se aproximam da menopausa e dos 51 anos, contudo, elas têm cerca de 1.000 óvulos imaturos, mas estes não são considerados férteis, ainda conforme a organização.

Apesar de raro, a médica destaca que uma gravidez tardia requer cuidado obstétrico rigoroso. "Caso haja comorbidade associada, deve ser acompanhada por pré-natal multidisciplinar. A gestante e sua família devem ser conscientizadas dos riscos inerentes, de modo que sejam capazes de decidir sobre engravidar ou não. No entanto, não deve ser excluída a possibilidade de uma gestação a termo, sem intercorrências ou complicações", finalizou. 

Após o anúncio, a atriz vem expondo ainda mais seu dia-a-dia nas redes sociais. Este será o primeiro filho dela com o marido Jarbas Homem de Mello. Cláudia Raia já é mãe de Enzo, de 25 anos, e Sophia, de 19, frutos do casamento dela com Edson Celulari.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por