Crianças de 6 meses a menores de 3 anos de idade, sem comorbidade, já podem se vacinar contra a Covid-19, em Manaus, através da medida "Aproveita Baby"
(Foto: Divulgação)
Crianças de 6 meses a menores de 3 anos de idade, sem comorbidade, já podem se vacinar contra a Covid-19, em Manaus, através da medida "Aproveita Baby". A estratégia adotada pela prefeitura visa evitar que vacinas contra a Covid-19 destinadas ao público infantil da mesma idade, com comorbidade, sejam descartadas.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explicou que as vacinas para esse público vêm em frascos com dez doses, com validade de até 12 horas após aberto, e foi observado que a adesão tem sido muito baixa.
“Por conta disso, de 8h às 14h, as unidades de referência vão vacinar prioritariamente as crianças com comorbidades, e após esse horário, até 17h, todas as crianças na mesma faixa etária que estiverem na unidade também serão contempladas com as doses restantes daquele dia”, disse a secretária.
Segundo Fraxe, o objetivo é utilizar 100% das doses de vacina, já que há um público na cidade para alcançar esse quantitativo. “Por isso, pedimos que toda a população participe desse movimento, seja levando seus filhos ou incentivando que as pessoas próximas os levem”, incentivou.
Shádia destacou ainda que, caso todas as doses já tenham sido usadas quando a família levar sua criança menor de 3 anos de idade, sem comorbidades, a unidade de saúde irá registrar os dados da criança para que ela tenha prioridade no dia seguinte no recebimento das doses que sobrarem.
Onde vacinar?
A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, de 8h as 14h (para crianças com comorbidades). Após esse horário, até às 17h, as crianças sem doenças preexistentes também poderão se vacinar nas quatro unidades de saúde disponíveis:
UBS Áugias Gadelha, na zona Norte;
UBS José Rayol dos Santos, na zona Sul;
UBS Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste;
UBS Alfredo Campos, na zona Leste.
As crianças sem comorbidades também devem ser levadas por seus tutores, portando documento de identidade com foto ou certidão de nascimento e o cartão de vacina.