Alerta

Forte chuva causa pelo menos sete alagamentos e dois deslizamentos em Manaus, diz Defesa Civil

Em 24 horas foram registrados 61,4 milímetros de precipitação sobre a capital amazonense. O índice é 19% da média histórica de chuvas para março

Giovanna Marinho
online@acritica.com
25/03/2023 às 09:30.
Atualizado em 25/03/2023 às 12:46

Moradores do bairro São José sobrem com inundação causada por conta da chuva (Foto: Reprodução)

A forte chuva que cai sobre Manaus desde a madrugada deste sábado (25), vem com um novo alerta da Defesa Civil sobre a possibilidade de inundações e deslizamentos de terras. O risco pode se estender até o domingo.

Em 24 horas foram registrados 61,4 milímetros de precipitação sobre a cidade, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Só nestas 24h, Manaus registrou 19% da média histórica de chuvas para março.

Até o momento o Corpo de Bombeiros atendeu apenas uma ocorrência, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte de Manaus. Outros alagamentos foram relatados à reportagem na Comunidade da Sharp, bairro São José, Nova Floresta, Zumbi e Grande Vitória. A Defesa Civil de Manaus emitiu até as 8h30 da manhã 7 ocorrências de alagação e 2 de deslizamento, nenhum em áreas de altíssimo risco.

Na Rua Barretos, no Grande Vitória, várias casas ficaram alagadas após um barranco desmoronar nas primeiras horas da manhã. Conforme moradores, o sinistro ocorreu por volta das 6h30.

“Ficou tudo cheio aqui. Não tinha condições nem para comprar pão. Estamos com tudo alagado aqui. O igarapé grande transbordou”, narrou Antônio Pinto que teve uma das casas inundadas.

As zonas mais afetadas foram a Zona Oeste com 39 milímetros de chuva, Norte com 69 milímetros, Sul com 33 milímetros, Leste com 108 milímetros e Centro-Oeste com 58 milímetros de precipitação. Para ter uma noção, a média histórica para o mês de março, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é 320,9 milímetros.

Conforme a Defesa Civil nacional, córregos e canais em áreas ocupadas às margens dos igarapés Mindú, Goiabinha, Passarinhos, Bolívia, Barro Branco, Franco, Franceses, Cachoeira Grande e São Raimundo estão mais propícias ao registro de “inundação brusca”.

“As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela presença de áreas de risco sujeitas a processos de movimentos de massa, sobretudo deslizamentos de terra induzidos. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas”, diz um trecho do alerta direcionado a Manaus.

A Defesa Civil acrescenta que em casa de emergências é importante seguir as orientações da defesa civil local e do plano de contingência municipal. O órgão pode ser acionado pelo 199 ou 193.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por