Arqueiro havia pego três pênaltis nas oitavas de finais, agora fecha o gol nas quartas e ainda pega uma penalidade contra o Brasil
(Foto: Fifa)
Dominik Livaković, lembre-se deste nome. O arqueiro de 26 anos foi responsável pela histórica classificação da Croácia sob o Brasil, pelas quartas de finais da Copa do Mundo no Qatar. O goleiro que atua no Dinamo Zagreb já havia sido fundamental ao pegar três pênaltis nas oitavas de finais e eliminar o Japão.
A eficiência de Livaković foi tão decisiva que, em 11 finalizações ao gol do arqueiro, ele só foi superado quando o chute não contava com sua presença de baixo das traves, pois foi driblado por Neymar antes do camisa 10 fazer o gol que estava levando o Brasil às semifinais do Mundial. Aliás, após a única finalização certa da Croácia em toda a partida se tornar gol, o porteiro croata ainda pegou um chute decisivo de Casemiro no último lance do jogo.
Os números expõem ainda mais os feitos de Livaković: ele se tornou o 4° goleiro com mais defesas em um jogo de Copa do Mundo (11) desde 1966 e ainda se igualou como o arqueiro com mais defesas em disputas de Mundial (4), também desde 1966. O Sofascore deu a maior nota da partida para o arqueiro, com 9.0 pontos.
E no dia em que Neymar igualou Pelé em gols pela Seleção Brasileira, com 77 gols em 125 jogos, quis o destino que um goleiro fosse o carrasco da eliminação canarinha em uma Copa do Mundo.