COPA DO MUNDO

Craque do dia: Enner Valencia transforma experiência em gols

Na abertura da Copa, maior artilheiro da história do Equador marca duas vezes e garante vitória sobre o Qatar

Deyvid Jhonatan
online@acritica.com
20/11/2022 às 14:09.
Atualizado em 20/11/2022 às 16:30

Enner Valencia marca duas vezes e garante vitória do Equador sobre o Qatar (Fotos: Reprodução/Twitter)

Na abertura da Copa do Mundo 2022, o Equador venceu o Qatar por 2 a 0. O 'Craque do Dia' foi o atacante Enner Valencia, que diante dos anfitriões, fez dois gols e se isolou como maior artilheiro do país em Mundiais, com cinco gols. Além disso, o camisa 13 ampliou ainda mais seu recorde como artilheiro da seleção equatoriana, com trinta e sete gols.Aos 24 anos, Enner Valencia disputou sua primeira Copa do Mundo pela Seleção Equatoriana, em 2014. Mesmo com a eliminação do Equador na primeira fase, o atacante marcou todos os três gols de sua seleção - um contra Suíça e dois contra Honduras. A média de um gol por partida, além da boa temporada no Pachuca (MEX), chamou a atenção do West Ham (ING), que pagou 15 milhões de euros ao clube mexicano para ter o jogador.

A classificação para a Copa de 2018 não veio, mas Enner Valencia seguiu marcando seus gols por Everton (ING), Tigres (MEX) e Fenerbahçe (TUR) - atual clube. Nesta temporada, sob o comando do técnico Jorge Jesus, o atacante vive sua melhor fase na equipe turca, com quinze gols e quatro assistências em vinte e dois jogos.

Antes da partida deste domingo (20), contra o Qatar, Enner Valencia era o único do elenco equatoriano que já havia disputado uma Copa do Mundo e o único atleta das duas seleções que tinha tal experiência. Parecia óbvio que o atacante iria se sobressair e foi isso que aconteceu. Apesar do gol bem anulado pelo VAR aos 5 minutos, o camisa 13 colocou sua equipe na frente aos 16 minutos, de pênalti, e ampliou aos 31, de cabeça. Tudo isso no primeiro tempo. 

Liderando o grupo A com 3 pontos, o Equador enfrenta a Holanda na sexta-feira (25), às 12h (horário de Manaus). A melhor campanha da seleção equatoriana em uma Copa do Mundo ocorreu em 2006, quando chegou às oitavas de final.

FICHA TÉCNICA

Qatar 0x2 Equador

Gols: Enner Valencia (16'/1T e 31'/1T)

Qatar: Saad Al-Sheeb, Pedro Ró-Ró, Bassam Hisham, Boualem Khoukhi, Abdelkarim Hassan, Homam Ahmed, Abdulaziz Hatem, Karim Boudiaf, Hassan Al Haydos (Mohammed Waad), Akram Afif, Almoez Ali (Mohamed Muntari). Téc: Félix Sánchez

Equador: Hernán Galíndez, Angelo Preciado, Félix Torres, Piero Hincapié, Pervis Estupiñán, Gonzalo Plata, Jhegson Méndez, Moisés Caicedo (Alan Franco), Romario Ibarra (Jeremy Sarmiento), Michael Estrada (Kevin Rodriguez), Enner Valencia (José Cifuentes). Téc: Gustavo Alfaro

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por