Competição homenageia o nadador e técnico de natação Jefferson Mascarenhas
Competição homenageia o nadador e técnico de natação Jefferson Mascarenhas (Foto: Divulgação)
A piscina do Sesi - Clube do Trabalhador, na Zona Leste de Manaus, vai “ferver”, neste sábado (23), com a realização do Campeonato Estadual de Velocidade - Troféu Jefferson Mascarenhas, que deve reunir cerca de 200 atletas, que nadarão provas de 50 metros, nos quatro estilos da natação. De manhã, a competição começa às 7h30, e à tarde, a partir das 14h30.
Jefferson foi um dos nadadores mais rápidos do Amazonas, e tem em seu currículo vários títulos importantes, incluindo o de campeão Norte-Nordeste e a medalha de bronze no Troféu Brasil em 1991, na prova de 50 metros livre, com o tempo de 24”08.
Ninguém mais ninguém menos do que o homenageado do campeonato, Jefferson, levará sua equipe, a Mascarenhas Team, formada há pouco mais de um ano, para competir. No total, 18 atletas de Mascarenhas estarão no torneio, e o técnico está confiante para os resultados dos seus atletas: “somos uma equipe nova, mas temos talentos, como a Pietra Menezes, que foi vice-campeã, neste último final de semana em Vitória (ES), e que, inclusive, bateu o recorde amazonense absoluto, com 26’92, nos 50m livre”.
Pietra é um dos grandes nomes da natação amazonense que marcará presença na competição, nadando os 50 metros Livre e os 50 metros costas. “Ela está nadando pelo Fluminense, então essa competição não contará pontos pela federação amazonense, mas ela vai nadar para fazer essa homenagem para mim”, ressalta Jefferson, orgulhoso da sua atleta.
De acordo com a presidente da Federação amazonense de natação, Cláudia Nobre, “a natação do Amazonas deu uma guinada! Temos a Adrielle Marcela, que é um fenômeno da natação. Mora em Manaus, mas está representando o Flamengo; e tem a Pietra também que ano passado foi campeã brasileira e este ano foi vice-campeã. Também temos os campeões universitários brasileiros, o Caio, o Alisson. É uma geração boa, uma safra boa que veio e agora nós estamos trabalhando a base”, explica.
Cláudia conta também que a federação investe nas competições para os estreantes, aspirantes e iniciantes, “para que novos talentos apareçam”, e que no último torneio realizado participaram mais de 100 crianças.
No dia 30 de novembro, para fechar o ano da federação, terá ainda o Campeonato de Pré-mirim e Máster: “categoria que estava bem tímida quando nós entramos na federação, e nós começamos a motivar, juntamos as categorias numa competição só, e deu certo. As competições são uma graça, são superlegais, sabe? Eles são super alto astral. É uma delícia de fazer a competição pra eles”, finaliza Cláudia.