Partidas estão programadas para acontecer na próxima sexta-feira (6), a partir de 14h30
(Mateus Moreira)
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) confirmou a data das finais dos Campeonatos Amazonenses Feminino Sub-15 e Sub-17. Na próxima sexta-feira (6), no estádio Carlos Zamith, Amazônia e Arsenal se enfrentam em ambas as decisões, com o Sub-17 iniciando às 14h30 e o Sub-15 começando às 16h.
Iniciado em 30 de outubro, o Amazonense Feminino Sub-17 volta a rolar após quase três semanas. Isto porque as semifinais ocorreram no dia 16 de novembro e o Manaus FC, clube que havia se classificado para a final ao vencer o Arsenal por 5 a 0, acabou eliminado.
Na última segunda-feira (2), a 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Amazonas (TJDF-AM) excluiu o Gavião do Norte do torneio com base no artigo 214 do CBJD, que fala sobre “Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”.
O auditor relator, Roberto Jefferson Brasil Romano, argumentou que o clube esmeraldino escalou uma atleta com contrato vinculado a outra equipe, configurando, desta forma, a irregularidade. Como a infração foi cometida em uma fase eliminatória, onde não é possível aplicar a perda de pontos, o Manaus FC acabou excluído.
Campanhas
O Campeonato Amazonense Sub-17 iniciou com cinco equipes, com o Amazônia se classificando em primeiro lugar, com 10 pontos - 3 vitórias e 1 empate -, e o Arsenal em terceiro lugar, com 7 pontos - 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Além de invicto, o Amazônia possui o melhor ataque (41), melhor defesa (3) e, quando enfrentou o Arsenal na fase de grupos, goleou a equipe por 10 a 0. Adrya, goleadora do Amazônia com 11 gols, é a artilheira isolada.
Já o Campeonato Amazonense Sub-15 contou com a participação de quatro equipes, com o Amazônia também se classificando em primeiro lugar, com 9 pontos - 100% de aproveitamento com 3 vitórias -, e o Arsenal avançou em segundo lugar, com 3 pontos - 1 vitória e 2 derrotas. Assim como no Sub-17, o Amazônia lidera todos os números no Sub-15: melhor ataque (22), melhor defesa (4) e quando enfrentou o Arsenal na fase de grupos, venceu por 4 a 1. Geovana e Marcelly (Amazônia FC), Fernanda (Arsenal), e Victória (Manaus FC) são as artilheiras com 4 gols.