MÚSICA CLÁSSICA

Temporada de concertos em Manaus começa nesta quinta-feira (04)

Amazonas Filarmônica e Orquestra de Câmara do Amazonas se apresentam no Teatro Amazonas e Teatro da Instalação até o mês de novembro

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
04/08/2022 às 12:00.
Atualizado em 04/08/2022 às 12:00

Amazonas Filarmônica em noite especial, em comemoração aos 25 anos da fundação (Foto: Michael Dantas)

A temporada de concertos da Amazonas Filarmônica e da Orquestra De Câmara do Amazonas 2022 tem início neste mês de agosto. A programação, que se estende até o dia 30 de novembro, segue uma frequência semanal, na qual a Amazonas Filarmônica dá o pontapé inicial hoje (04), às 20h, no Teatro Amazonas, com apresentações todas as quintas, nesse mesmo horário e local. Já a Orquestra de Câmara do Amazonas inicia o projeto no dia 16 de agosto, às 20h, também no Teatro Amazonas, e se apresenta uma terça por mês neste mesmo espaço, e um sábado por mês no Teatro da Instalação. A entrada é gratuita.

A estreia da temporada contará com a Sinfonia Nº 1 de Gustav Mahler, com a Amazonas Filarmônica, sob a direção do maestro Luiz Fernando Malheiro. 

Convidados amazonenses

O maestro Luiz Fernando Malheiro é o diretor artístico e regente titular da Amazonas Filarmônica. “Ele responde pela programação da mesma, convidando solistas e maestros. Da mesma forma, eu respondo pela programação da Orquestra de Câmara do Amazonas”, explica o maestro Marcelo de Jesus.

O regente ressalta ainda a presença de maestros convidados para esta série, nas duas orquestras. “Entre eles, dois maestros amazonenses, Hilo Carriel e Bruno Nascimento”, destaca. 

Público

A temporada de concertos tem como proposta levar ao público música orquestral de todos os gêneros, atendendo todo tipo público. O maestro Marcelo explica que "toda cidade do mundo que possui um alto índice de avanço cultural tem uma sua orquestra. Às vezes, mais de uma".

"Manaus simboliza um imenso avanço cultural, é uma cidade que manifesta muitos tipos de cultura, muitos tipos de espetáculo e existe público para todos eles. A temporada de concertos da Amazonas Filarmônica e da Orquestra de Câmara do Amazonas faz parte dessa enorme torrente cultural que temos no Amazonas", diz ele. 

"Na plateia dos nossos concertos, encontramos estudantes, cidadãos aposentados, turistas, professores universitários, crianças, famílias inteiras… e das mais diversas classes sociais. Isso é uma coisa muito única no nosso país. É bem raro encontrarmos tanta diversidade em uma plateia. Acreditamos que um público tão variado merece também uma programação variada e surpreendente", complementa.

Ensaios

A Amazonas Filarmônica conta com 88 músicos, e a Orquestra de Câmara do Amazonas tem 22 músicos. A preparação para esse momento tem sido intensa. Marcelo explica como funcionam os ensaios. “Os ensaios da Amazonas Filarmônica acontecem de segunda a sábado, no Teatro Amazonas de 9-12h; e a Orquestra de Câmara do Amazonas ensaia de segunda a quarta no Luso Sporting Club”. 

A programação completa pode ser encontrada nos Destaques do Instagram @dejesusmarcelo.

Lista

Confira o repertório desta quinta-feira:

Gustav Mahler

Sinfonia n.1 em ré maior "Titã" (1888)
I.  Langsam, schleppend
II.  Kräftig bewegt, doch nicht zu schnell
III.  Feierlich und gemessen, ohne zu schleppen
IV.  Stürmisch bewegt – Energisch

Serviço

O quê: Estreia da temporada de concertos, com a Amazonas Filarmônica

Quando: Nesta quinta-feira,  04/08, às 20h

Onde: Teatro Amazonas

Valor:  Gratuito

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por