COROAÇÃO

Saiba quem é Letícia Frota, primeira amazonense a ser eleita Miss Brasil Mundo

A modelo, influenciadora digital e estudante de psicologia descreve como foram as etapas do concurso nacional e das suas funções como rainha da beleza brasileira - uma delas é ser embaixadora do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase)

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
09/08/2022 às 13:11.
Atualizado em 09/08/2022 às 13:11

A jovem, natural de Manaus, foi eleita Miss Brasil Mundo no último dia 4, em Brasília

O grande sonho de criança da estudante de psicologia, modelo e digital influencer amazonense Letícia Frota foi realizado. Aos 19 anos de idade a jovem, natural de Manaus, foi eleita  Miss Brasil Mundo no último dia 4, em Brasília. Esse é o primeiro título da história do concurso conquistado para o Amazonas. O momento é de celebração, mas também de muita preparação para a nova etapa: o Miss Mundo, previsto para acontecer no começo do ano que vem no exterior, em local e data ainda não definidos. 

Letícia foi eleita Miss Amazonas Mundo em janeiro de 2022. Oito meses depois, ao ser anunciada como a nova detentora do título nacional, a jovem diz ter recebido a notícia tomada por um mix de sentimentos. “Com emoção, alegria e gratidão”, diz ela. “Ter sido a primeira amazonense a vencer o título de Miss Brasil Mundo foi a soma de muita dedicação e amor! Foram dois anos de preparação integral (venho me preparando desde que me tornei Miss Manaus) com um único objetivo: a coroa de Miss Brasil Mundo”, ressalta Letícia, em entrevista ao BEM VIVER. 

Desde que venceu o Miss Amazonas Mundo, a preparação para a fase nacional passou a ser ainda mais intensa. Foram oito meses de muita dedicação. “A preparação foi a mais completa possível: aulas de passarela, oratória, teatro, sessões de fono, tratamentos odontológicos, dermatológicos, estética corporal, treino na academia, aulas de dança, e intercâmbio no Canadá sempre com orientação e acompanhamento do meu coordenador estadual”, relembra a Miss. 

Agora, numa fase em que planeja a preparação para o Miss Mundo, Letícia revela: “Um dos meus objetivos é orgulhar e proporcionar alegria ao meu querido Amazonas! Ser a representante brasileira no Miss Mundo é uma grande responsabilidade, mas sou movida a sonhos e desafios e farei o meu melhor pelo Amazonas e pelo Brasil”, conclui. 

Etapas

Para se tornar a primeira amazonense a vencer o título de Miss Brasil Mundo, Letícia passou pelas etapas preliminares – com sucesso. Ela explica cada uma delas. “’Beleza pelo Bem’ (onde nós podemos apresentar o projeto social que desenvolvemos em nosso Estado); ‘Top Model’ (fotos e passarela); entrevista com os jurados; ‘Traje de Gala’ (desfile em moda noite) e competição em traje típico (usei o traje de sinhazinha da fazenda)”, conta. 

Em homenagem à filha do dono da fazenda que integra o folclore parintinense, um lindo vestido azul – com saia rodada, sem alças e com  mangas bufantes – foi o traje típico escolhido pela Miss para essa competição. “Uma forma de homenagear uma das figuras mais tradicionais do boi-bumbá de Parintins: uma moça bonita que desfila com graça e alegria, exibindo sua indumentária que representa toda a pujança dos vestidos das sinhás dos tempos coloniais”, comenta a amazonense. 

Causas sociais

Enquanto Miss Amazonas Mundo, a jovem pôde realizar diversos trabalhos voluntários. “Durante o período crítico da pandemia da Covid-19 no Amazonas, trabalhei na distribuição de sopas em hospitais. No Canadá (durante meu intercâmbio) fiz doações de alimentos em abrigos. Em Manaus, trabalho em ações com a ONG ‘Amigos do Reino’ e também sou voluntária do Morhan na luta contra a hanseníase. Como Miss Brasil Mundo 2022, me torno embaixadora do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) para usar minha imagem e minha voz de maneira mais ampla por essa causa de extrema importância”, ressalta. Em 2022, a parceria entre o Morhan brasileiro e o concurso nacional de beleza completa 10 anos. 

Letícia declara que viver na Amazônia é motivo de muito orgulho, mas não faz vista grossa para problemas como “a falta de políticas públicas efetivas para valorização e cuidado com a Amazônia”, como ela mesma cita. “Precisamos cada vez mais reforçar a importância da conservação e cuidado com a Amazônia e com a preservação do meio ambiente, sem esquecer que, além das políticas públicas, também precisamos estar atentos para nossas atitudes individuais, agindo de forma consciente e sustentável”, ressalta. 

Fora das passarelas

“Eu amo estar ao lado da minha família e de quem eu amo”, declara Letícia. A amazonense prioriza o tempo de qualidade com a família. “Como uma boa amazonese e tendo origens nordestinas também, eu amo o contato com a natureza. Estar desligada de toda a agitação da cidade para me conectar com o natural é essencial.  Receber a energia que só a natureza nos traz. Além de estudar psicologia e adorar estudar teatro, pois são coisas que aumentam a minha conexão com pessoas”, completa.

Saiba mais
 >> Mundo Miss
O convite para se tornar Miss Manaus veio de Miro Sampaio (atual coordenador da franquia estadual do concurso). “Eu sonhava em ser miss mas não cogitava participar do concurso estadual tão jovem. Conversei com meus pais e resolvi aceitar o convite. Logo em seguida, veio a pandemia da Covid-19,  o que adiou o concurso estadual por quase 2 anos. Nesse período, eu segui me preparando e, em janeiro de 2022, fui eleita, aos 18 anos, Miss Amazonas Mundo”, celebra a amazonense.

Destaque

Para Miro Sampaio, coordenador do Miss Amazonas Mundo, a conquista do primeiro título de Miss Brasil Mundo para o Estado, depois de 62 anos de jejum, é algo histórico. "Teremos uma mulher amazonense com a faixa de Brasil no Miss Mundo (ou Miss World), que é o concurso de Miss mais antigo do planeta", coloca ele. O grande diferencial do MW é o engajamento social. "O lema do concurso é 'Beleza com Propósito', quando as misses usam sua imagem e voz em benefício de outras pessoas através de causas sociais", finaliza.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por