COMEMORAÇÃO

Rui Machado celebra a trajetória artística com espetáculo e exposição no Teatro Amazonas

O amazonense comemora 40 anos como artista plástico e 25 anos como compositor, durante o espetáculo musical 'Acordes Visuais'

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
10/08/2022 às 11:43.
Atualizado em 10/08/2022 às 11:43

Doze quadros com a temática da cúpula do Teatro Amazonas serão expostos no evento (Foto: Leleco Pazuello/Divulgação)

A primeira exposição do artista plástico, compositor e poeta Rui Machado foi em 1982, no Teatro Amazonas. Quatro décadas depois, o amazonense retorna ao principal cartão-postal da cidade para celebrar a trajetória artística – onde 40 anos desta são como artista plástico e 25 anos como compositor – durante o espetáculo musical “Acordes Visuais”. O evento será no dia 18 de agosto, às 20h, e contará ainda com participação de Márcia Siqueira como intérprete das composições musicais de Rui. Também sobem ao palco David Assayag, Lucilene Castro, Mailzon Mendes e Valdo Cavalcante, acompanhados da Amazonas Filarmônica, regida pelo Maestro Marcelo de Jesus. A entrada é gratuita. 

Além do espetáculo musical, o evento contará ainda com uma exposição de 12 quadros com a temática da cúpula do Teatro Amazonas – todos medindo 70 x 70 cm, em acrílica sobre tela – com início às 19h30, no hall do espaço. As telas foram pintadas em 2020 e 2021. Logo após a mostra, acontece o show de Márcia Siqueira.

“O espetáculo – além dos 12 quadros com a temática da cúpula do Teatro Amazonas, dando ênfase ao local onde fiz minha primeira exposição – contará também com um concerto da Amazonas Filarmônica, sob a direção musical e regência do grande maestro Marcelo de Jesus e com arranjos de Gabriel Lima. A interpretação das canções será da grande diva amazonense Márcia Siqueira, com alguns convidados especiais”, explica Rui.

“Será um passeio no mundo musical que transito há 25 anos”, ressalta o artista. “Terá composições com J. Carlos Portilho, Sidney Rezende, Inaldo Medeiros, Mailzon Mendes, Alceo Anselmo, Ramiro Hitotuzi, Ruy Fernando, Valdo Cavalcante, Dudu Brasil e o nosso poeta maior Chico da Silva. Realmente será uma união e celebração da arte que faço e respiro”, complementa. 

Cenografia

A cenografia, sonoplastia e iluminação do evento estão sob a direção artística de Márcio Braz. “Com todo seu conhecimento e capacidade, [Márcio] conduzirá tudo de maneira brilhante e com certeza encantará a todos que comparecerem ao Teatro Amazonas no dia 18 de agosto”, destaca Machado, que ainda não pode revelar muita coisa sobre o cenário. “É uma surpresa, com muita cor, movimento e minha arte em destaque. Afinal a celebração é de 40 anos de tintas, pincéis e criatividade”, diz ele. 

Trajetória artística

Ao avaliar os 40 anos de carreira, Rui acredita estar na direção certa. “Com a aceitação do meu trabalho, por parte de público e crítica, eu tenho certeza que estou no caminho certo. Até porque quando se trabalha com verdade, determinação, foco e amor, todo o resto é consequência”, destaca o compositor. Ele define ainda os momentos especiais ao longo desses anos. “Acordar todos os dias e poder fazer o que se gosta, com saúde e ao lado de quem se ama, já é mais do que felicidade plena e motivo para agradecer ao universo e a Deus todo poderoso”, ressalta.

Projetos

Continuar pintando e defendendo a Amazônia são os planos futuros de Rui Machado. “O principal projeto, se Deus permitir, é estar vivo, com saúde e muita inspiração para pintar e defender a Amazônia, pois de falsas narrativas e promessas o mundo está cheio. É preciso mais ação e menos intenção”, conclui.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por