CULTURA POP

Ilustradores e quadrinistas do AM entram no rol do Artist’s Valley da Comic Con 2022

Ademar Vieira, Leon Sarmento, Paulo Yonami, Raquel Teixeira e Ray Cardoso contam ao BEM VIVER o que levam para um dos maiores evento de cultura pop do planeta

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
22/11/2022 às 15:34.
Atualizado em 22/11/2022 às 15:41

Da esq. para dir. Ademar Vieira, Ray Cardoso e Paulo Yonami (Fotos: Divulgação)

Após dois anos do período mais crítico da pandemia, a Comic Con Experience (CCXP) está de volta em formato presencial e acontecerá de 1 a 4 de dezembro em São Paulo. Neste ano, o tradicional Artist’s’ Valley – espaço considerado o coração da CCXP – contará com a presença de ilustradores e quadrinistas amazonenses. Ademar Vieira, Leon Sarmento, Paulo Yonami, Raquel Teixeira e Ray Cardoso contam ao BEM VIVER o que levam para um dos maiores evento de cultura pop do planeta. 

Ademar Vieira

O quadrinista Ademar Vieira vai lançar a HQ "Sam & Oscar (E o Gato Edgar)" na CCXP 2022. “Ela é sobre um rapaz solitário que adota um cachorro e um gato, preenchendo sua vida de amor e travessuras”, diz ele. A obra é fruto de um financiamento coletivo por meio da plataforma Catarse e conta com 136 páginas coloridas. “A HQ não tem balões, assim como a ‘Sem Palavras’, lançada em 2021”, ressalta o amazonense.

Ademar destaca ainda que foram seis meses de produção e que contou com a ajuda da ilustradora Ana Valente como assistente de colorização e do editor Alex Souza, ambos também de Manaus. Essa é a primeira vez que o quadrinista participa do evento. “O processo de inscrição é online, mas há uma rigorosa seleção, pois é muito disputado para entrar na Artist's Alley”, comenta.

Raquel Teixeira

A designer indígena e ilustradora amazonense Raquel Teixeira participará da CCXP 2022, como Coletivo Iukytáias (@coletivoiukytaias). O coletivo lançará a coletânea “Mizuras”, com oito histórias em formato de quadrinho sobre lendas urbanas e interioranas conhecidas na região Norte. Dentro da coletânea terá uma história desenvolvida por Raquel, a “Ipauaçu - Grande Lago”. “O enredo do Ipauaçu é a adaptação de um conto indígena passado pelas gerações da minha família, onde ocorre o relato de uma entidade gigantesca que habita no interior de Parintins”, comenta a ilustradora.

Essa é a primeira vez que Raquel atua como roteirista de uma história em quadrinho. Ela conta que o processo de escrita foi bem intenso. “A parte mais difícil foi condensar todo o enredo para que coubesse em poucas páginas. A parte da arte foi mais tranquila, indo da definição dos quadros, composição, rascunho, finalização, cores e balonagem”, declara. 

Ray Cardoso

Raquel dividirá a mesa E06 no Artist’s Valley com a amiga ilustradora e quadrinista amazonense Ray Cardoso, que lançará três quadrinhos na ocasião: “Memorabilia”, “Maramunhã” e também a coletânea “Mizuras”. “’Memorabilia’ é uma coletânea de histórias em quadrinhos curtas cujo tronco temático é a ligação com a memória, lembranças da infância, momentos traumáticos ou pessoas que já se foram. ‘Maramunhã’ conta como uma desavença entre os pacíficos jabutis e quatipurus os levou a procurar as aldeias dos humanos para aprender como fazer a guerra”, destaca Ray.

Em “Memorabilia”, trabalho feito junto com Luiz Andrade, Ray assina o roteiro da história “Trauma”; já em “Maramunhã”, ela foi responsável pela arte e ‘concepts’. “Em ‘Mizuras’, a história que fiz junto com a Izabelle Regina, me fez entender melhor a parte de roteiro e também somou a experiência de desenvolver um quadrinho em quase todas as etapas de produção, tirando as cores que ficou com a Izabelle”, completa a ilustradora.

Leon Sarmento

O designer, quadrinista e ilustrador Leon Sarmento lançará três quadrinhos na CCXP 2022: “Amazonpunk 2099” e “Super-vovô volumes 3 e 4”. Em ‘Amazonpunk 2099’, “Manaus é uma cidade fantasma, feita de escombros, fumaça e morte [...]”. Em “Super-vovô nº 3”, um desarranjo intestinal faz com que Sr. Aldo Nery (super vovô) vá parar no Parque dos Bilhares, onde dará uma lição aos jovens. E o que era pra ser apenas uma evacuada saudável em um banheiro sujo, no Parque dos Bilhares, acabou se tornando uma luta entre gerações em “Super-vovô nº 4”, obra com um desenrolar sobrenatural. 

“Ambos os títulos se passam na Amazônia, com parte da narrativa principal ambientada em Manaus difundindo, assim, nossa cultura, nossa cidade e representando fortemente um marco na história dos quadrinhos de Manaus, especificamente”, destaca Leon. 

Paulo Yonami

O quadrinista Paulo Yonami levará três obras para a ComicCon 2022: “Manifesto - Midnight Witch”; “Midnight Witch#06 - Aqui, ali e em todo lugar” e ”Amazônidas - Guardiões das Florestas”.

"’Manifesto’ se trata de um compilado com cinco histórias da Bruxa da Meia-Noite, sendo dessas, uma inédita. ‘Aqui, ali e em todo lugar’ conta com duas histórias inéditas publicadas na edição regular, uma escrita por Pat Shand, roteirista dos ‘Vingadores - os heróis mais poderosos da terra’, e ‘O Invencível Homem de Ferro’, sobre a guerra da secessão americana; a outra será ‘Os cinzentos’, escrita por Troy Brownfield de ‘Príncipe Drácula’ e ‘Rainha de Sangue’. ‘’Amazônidas’ abraça a nossa mitologia amazônica, narrando a história do um descendente dos deuses indígenas que sofre com preconceito no mundo dos homens, sendo conhecido mais tarde como ‘Anhangá’ devido sua aparência diferente dos homens”, revela o quadrinista.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por