DANÇA

Grupo Gandhicats apresentará o espetáculo 'Amazônia - A Cura do Mundo', no Studio 5

A apresentação será no dia 11 de dezembro, às 19h30. Os ingressos estão disponíveis por meio do site do Sympla

Beatriz Aquino
online@acritica.com
23/11/2022 às 09:36.
Atualizado em 23/11/2022 às 09:36

O Gandhicats exalta a cultura e o folclore na obra (Fotos: André Castelo Branco)

Com uma experiência artística única, envolvendo grandes estruturas de palco, cenário e iluminação, o grupo Gandhicats realiza o espetáculo ‘Amazônia - A Cura do Mundo’ no dia 11 de dezembro, às 19h30, no Studio 5. Os ingressos estão disponíveis por meio do site do Sympla. Trata-se de um espetáculo cênico-musical, com direção de Gandhi Tabosa, que apresentará coreografias desenvolvidas nas turmas e companhias do Gandhicats Project. 

O diretor artístico e coreógrafo Gandhi Tabosa explica o enredo da apresentação. “São as aventuras vividas por Maria, que busca a cura para a sua avó, que tanto contou histórias sobre um ‘lugar mágico’, onde irá encontrar lendas, povos indígenas, seres da floresta, seres encantados, música e dança, além de perigos e desafios, tendo como guia o grande mestre Rio Amazonas. O espetáculo contará com a participação de grandes artistas amazonenses, do Boi Caprichoso e Boi Garantido”, diz ele.

Gandhicats e a Amazônia 

Segundo Gandhi, a ideia do espetáculo está em seu coração há muito tempo. “Sempre sonhei em fazer um grande espetáculo que exaltasse a cultura indígena, folclórica, a diversidade manauara e os artistas amazonenses. Esse ano, o Gandhicats fala sobre o Norte. [Esse] foi o grande foco desde o início do ano com a campanha do Gandhicats 2022, chamada ‘Olhe para o Norte!’. O grupo Gandhicats também estreou no Festival Folclórico de Parintins, ao lado do Boi-bumbá Garantido, no Bumbódromo de Parintins”,  ressalta.

O coreógrafo destaca que a apresentação também é um grito para o que está acontecendo com a Amazônia, povos indígenas e com toda a biodiversidade. Para ele, é preciso que esses temas estejam em todas as pautas; e Gandhi acredita que a sua arte seja uma ferramenta comunicativa. O espetáculo é a apoteose desse ciclo amazônico nortista. 

Preparação 

Gandhicats é uma escola e companhia com o foco em danças urbanas, mas agora a dança contemporânea e o boi-bumbá fazem parte de toda a pesquisa de movimento. Segundo Gandhi, os figurinos da obra vão de uma Amazônia lúdica e fantasiosa para o lado humano e contemporâneo manauara. O espetáculo tem direção musical de Victor Judah e participações ilustres como Márcia Siqueira, Márcia Novo, Luli Braga, Anne Jezini, Iana Moral e outras grandes surpresas. 

Os personagens estão ensaiando as cenas, e as coreografias estão sendo criadas por Gandhi e os professores da escola Victor Venâncio, Jorge Sabóia, Athyrson Silva e Carla Malcher. 

“Vamos encerrar um ano grandioso do Gandhicats. Um ano de muito trabalho, conquistas e sonhos realizados. Vamos ter uma pausa e logo retornamos para a campanha e vídeo Gandhicats 2023”, completa o diretor, sobre o futuro do grupo.

Serviço

O quê:  Espetáculo ‘Amazônia - A Cura do Mundo’, do Gandhicats

Onde:  Studio 5

Quando: 11 de dezembro, às 19h30

Quanto: R$ 70 + R$ 7 de taxa (primeiro lote) no site da Sympla (www.sympla.com.br)

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por