G.R.E.S. Sem Compromisso abre o festejo no dia 1º de março; G.R.E.S. Grande Família fecha, na manhã do dia 2.
O sorteio deixou as escolas entusiasmadas para a próxima edição do carnaval, o modelo foi tido como um sucesso entre os presidentes. (Lucas Motta)
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC) a e as oito escolas de samba do Grupo Especial definiram, na tarde desta sexta-feira (06), a ordem do desfile do carnaval de Manaus 2025. G.R.E.S. Sem Compromisso abre o festejo no dia 1º de março; G.R.E.S. Grande Família fecha, na manhã do dia 2.
A disposição do desfile foi definida em uma reunião sediada na sede da SEC, centro da capital do Amazonas. A G.R.E.S. Sem Compromisso é a primeira escola a passar pela avenida (20h) porque foi a campeã do grupo de acesso A à elite do carnaval e ganhou esse direito conforme está previsto no regulamento do desfile. A mesma legislação também deu poder de escolha de ordem a campeã do grupo especial, G.R.E.S. Mocidade Independente de Aparecida, que optou por ser a quinta (01h20) das oito escolas a descer no sambódromo.
As outras seis escolas tiveram a ordem definida por sorteio, G.R.E.S. Vitória Régia é a segunda (21h20); G.R.E.S. Unidos da Alvorada ficou em terceiro (22h40); em quarto está a G.R.E.S. Vila da Barra (00h do dia 2). G.R.E.S. Andanças de Ciganos é a sexta (02h40); a sétima a descer no sambódromo é a G.R.E.S. Reino Unido da Liberdade (4h) e quem fecha tudo é a G.R.E.S. A Grande Família (5h20). Cada uma das escolas vai ter uma hora e e dez minutos para se apresentar.
O sorteio deixou as escolas entusiasmadas para a próxima edição do carnaval, o modelo foi tido como um sucesso entre os presidentes, não houve nenhum tipo de mudança proposta após a definição da ordem do desfile. O presidente da Vitória Régia, Darlan Braga, já pensa em ampliações para 2026.
Calendário e reuniões.
Desde a saída da Liga Independe das Escolas de Samba do Amazonas (Liesa) do processo de organização do carnaval, os grêmios estão se reunindo periodicamente com o Governo do Estado para pode dar seguimento ao modelo adotado na edição de 2025. Uma das principais propostas de mudança era em relação ao corpo de jurados da festa, que agora deve ser composto por especialistas de diversos estados brasileiros e contratos via uma empresa especializada.
O titular da SEC, Cândido Jeremias, informou que o mês de dezembro ainda tem previsões para novos encontros com os presidentes das escolas, uma das próximas pautas é a liberação do Sambódromo, por exemplo. Os galpões que ficam na avenida do samba já começaram a ser liberados para o uso dos trabalhadores e artistas de cada Grêmio.