PARINTINS EM MANAUS

Confira cinco lugares para assistir ao Festival de Parintins em Manaus

Para os manauaras que não conseguirão ir até a Ilha Tupinambarana, nem tudo está perdido. O Portal A CRÍTICA listou cinco lugares na capital que irão transmitir todas as três noites do festival. Confira!

Lucas Vasconcelos
online@acritica.com
23/06/2022 às 14:27.
Atualizado em 23/06/2022 às 16:13

Luar de Uaicurapá (Foto: Divulgação)

O tempo de espera finalmente está no fim. Falta pouco para vermos uma das maiores manifestações culturais do país, após dois anos de hiato. Com a expectativa de receber mais de 60 mil visitantes, o Festival Folclórico de Parintins começa nesta sexta-feira (24) e seguirá até domingo (26), com os bois Caprichoso e Garantido encantando na arena do Bumbódromo.

A procura por passagens - seja de barco ou avião - foi alta. Desde o anúncio da realização do festival, os amantes de boi-bumbá não perderam tempo e já garantiram o acesso à festa. 

Mas, para os manauaras não conseguirão ir até a Ilha Tupinambarana, nem tudo está perdido. O Portal A CRÍTICA listou cinco lugares na capital que irão transmitir todas as três noites do festival. Confira!

Luar de Uaicurapá

Inaugurado em 16 de julho do ano passado, Luar de Uaicurapá foi o primeiro gastrobar temático de boi-bumbá do Brasil. Localizado na rua Rio Madeira, 452, bairro Nossa Senhora das Graças, o bar já abriu reservas para quem desejar assistir as três noites do festival.

De acordo com uma das proprietárias do local, Amanda Campelo Abrahão, a concepção do bar surgiu pela falta de um local temático de boi-bumbá na capital amazonense.

"Queríamos um local seguro e confortável para receber os apaixonados por boi-bumbá e nossa cultura regional. O 'Luar' hoje é referência para os turistas nacionais e internacionais que chegam a Manaus. Às sextas temos o 'Parintins Day' com grupos e artistas que cantam as toadas, dançarinos e também a apresentação dos bois de pano Garantido e Caprichoso".

No cardápio da casa, segundo Amanda, já conta com drinks temáticos com as imagens dos bois. Além disso há o "gold fish", ou conhecido como "peixe de ouro" (um prato feito com filé de pirarucu folheado a ouro 24 quilates).

As reservas podem ser feitas pelo número (92) 99533-0300 ou pelo instagram @luardeuaicurapa.

Tupinambarana Restaurante

Tupinambarana Restaurante (Foto: Divulgação)

Outro local especializado em cardápio regional é o Tupinambarana Restaurante, localizado na Rua Virgílio Freire, 2, Parque 10, Conjunto Eldorado, próximo a praça do Caranguejo - uma das regiões mais boêmias da capital.

Desde dezembro do ano passado, o Tupinambarana busca servir um pouco da experiência da "ilha encantada" para quem está em Manaus. E por conta do Festival de Parintins não seria diferente. O lugar também irá transmitir as três noites da festa e neste período, segundo o gerente do restaurante, Juan Souza, o cardápio já regionalizado será exclusivamente com drinks e pratos alusivos à terra parintinense.

"Eles são drinks suaves que tem uma pegada bem delicada, mas que você sente toda a intensidade da framboesa no Garantido e todo o licor do Caprichoso. A gente sempre foi um restaurante tradicional parintinense. Então nosso cardápio já é muito voltado para o festival e para a cultura parintinense. Porém, nesses três dias de festival todo o nosso cardápio e todos os nossos drinks serão única e exclusivamente voltados para isso", descreveu.

O restaurante está com reservas abertas desde a última quarta-feira, mas segundo o gerente, a procura está bastante alta.

"A nossa expectativa é para que dê bastante movimento. De acordo com nossas reservas já está bem movimentado. Antes a minha expectativa era abrir somente debaixo do restaurante, mas conforme o fluxo, provavelmente vamos ter que abrir os dois ambientes, tanto do restaurante quanto do pub", comentou Souza.

As reservas podem ser feitas pelo número (92) 98113-7028 ou pelo instagram @tupinambarana_

Terraço Jungle

Terraço Jungle (Foto: Divulgação)

Não muito longe do Tupinambarana, também próximo a Praça do Carangueijo, há o Terraço Jungle, localizado na Rua S, 14 A, no Conjunto Eldorado. De portas abertas desde junho do ano passado, o espaço funciona no terraço de um prédio de quarta a domingo, com dois ambientes: um interno com belas ilustrações e um externo com uma ótima vista para quem gosta de estar a céu aberto.

De acordo com a proprietária Lury Souza, que é parintinense, a ideia é justamente abrir um lugar para os amantes do boi que não conseguirem ir até Parintins.

"A gente tenta dar o melhor para todo mundo. Agora vamos passar as três noites da festa para a galera que não conseguiu ir para o festival para vim aproveitar e curtir com a gente da melhor forma possível", descreveu Lury

A proprietária destacou ainda que os clientes poderão consumir um cardápio com hambúrgueres e drinks temáticos dos dois bois.

"Pensamos em quatro drinks diferentes. Há drinks mais específicos, um gin de côco com curaçau que é do Caprichoso por ser um boi mais fino. E para o Garantido, por ser um boi do povão, pensamos numa caipiroska de frutas vermelhas para não invalidar nenhum dos bois", completou.

As reservas podem ser feitas pelo Whatsapp (92) 99393-2193 ou pelo instagram @terracojungle.

Juruá Espetaria e Bar

Juruá Espetaria e Bar (Foto: Divulgação)

Há também opção para quem mora nas proximidades da Zona Oeste de Manaus, o recém-inaugurado Juruá Espetaria e Bar é mais um local que aposta na comidas regionais amazonenses e que não perdeu a oportunidade de ingressar no ritmo de boi. Localizado na Fua Franklim Pinheiro, 46, bairro Alvorada, Conjunto Juruá, o espaço funciona de terça a sábado, das 17h30 às 23h.

Segundo a proprietária da espetaria, Jéssica Siqueira, o espaço que já oferece um cardápio regional aos clientes, estará com promoções especiais de comidas e bebidas durante as três noites do festival. Além, é claro, de comidas e drinks temáticos do Garantido e Caprichoso.

"Como muitas pessoas não conseguiram ir a Parintins, queremos atender especialmente esse público para que ele possa vir até a espetaria e assistir conosco o Festival de Parintins. Esperamos que as pessoas venham com a camisa do seu boi, tanto Caprichoso quanto Garantido. [...] que eles possam sentir um pouco desse amor e desse carinho, especialmente aquelas que amam boi-bumbá", comentou Siqueira.

As reservas podem ser feitas pelos números (92) 99325-2998 e (92) 99203-6455 ou pelo instagram @espetariajurua 

Casa da Miúda

Casa da Miúda (Foto: Divulgação)

Com o intuito de atrair admiradores que gostariam de ter a sensação do festival sem sair de Manaus, a Casa da Miúda - Arte e Cultura também irá transmitir as três noites do Festival de Parintins de forma gratuira. O espaço multicultural, localizado na Rua Major Gabriel, 262, Centro, vai abrir as portas às 19h.

O proprietário Cairo Vasconcelos afirmou ainda que nos dias de transmissão vão ser vendidas bebidas e petiscos, além de uma decoração temática para ambientalizar os admiradores do festival. "Após a transmissão, quem estiver participando poderá aproveitar o 'after' do evento com muita toada antológica de boi-bumbá"

Inaugurada no mês de abril deste ano, a Casa da Miúda é um espaço multicultural de Manaus.  O local tem como proposta se projetar como um espaço democrático, a ofertar oficinas, vivências, bate-papos, ensaios e eventos para a população.

"O local também busca valorizar espetáculos de artistas da terra, oportunizando espaço para ensaios e apresentações de grupos artísticos periféricos e de vanguarda da cidade. A Casa Miúda também é sede da Menina Miúda Produções. No local, os visitantes também podem encontrar um lugar reservado para as artes visuais; e sala de ensaio destinada para aulas de artes cênicas, oficinas, encontros, entre outros eventos", complementou Vasconcelos.

O local não fará reservas, o acesso se dará por ordem de lotação da casa.

Transmissão na palma da mão

Parintins Play (Foto: Divulgação)

Além da transmissão ao vivo nos três dias aqui feita TV A Crítica e também pelo canal oficial da TV no YouTube. Este ano, os amantes de boi também poderão conferir conteúdos exclusivos e câmeras adicionais por meio do aplicativo Parintins Play, disponíveis na plataformas Android e iOS.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por