Honraria

Beto Blue, da banda Blue Birds, será empossado na Academia Amazonense de Música nesta sexta (25)

Roberto Sá Gomes, mais conhecido como Beto Blue, vai ocupar a cadeira de Nº 32, cujo patrono é o cantor amazonense Abilio Farias, falecido em 2013

Karol Rocha
online@acritica.com
24/11/2022 às 14:20.
Atualizado em 24/11/2022 às 14:20

Banda Bluebirds foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas (Foto: Gilson Mello)

Com quase 60 anos de carreira como artista musical, o músico e integrante da banda amazonense Blue Birds, Roberto Sá Gomes, mais conhecido como Beto Blue, vai ocupar a cadeira de Nº 32 na Academia Amazonense de Música nesta sexta-feira (25). 

Ele herda a cadeira cujo patrono é o cantor amazonense Abilio Farias, falecido em 2013. Com o reconhecimento, Beto se tornará 'imortal' para a história da música no Estado. A posse dele acontece a partir das 9 horas no Teatro Amazonas, Centro de Manaus. 

"Você ser reconhecido por qualquer academia de uma profissão é um grande mérito. Para chegar lá, são muitos anos de trabalho, de estudo, não é só o Beto que sobe no palco. O reconhecimento desse titulo para mim é de toda essa gama que eu produzi durante essa minha vida. Eu estou muito agradecido à sociedade amazonense", comentou.

Aos 75 anos, Beto Blue conta que começou sua história na música aos 16 anos. Com seis anos de carreira, em 1969, ele entra para a banda Blue Birds, de onde nunca mais saiu. Para ele, a posse também significa mais um marco para o grupo de baile, que contabiliza 55 anos de atuação pelo Amazonas. 

Além desse marco, o músico relembra que o grupo foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas em 2018, através da Lei 4.55.

"A banda está inserida no contexto macro do Amazonas. O que nós já pagamos de impostos para o Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus, somando tudo isso, nós estamos no contexto econômico do Estado. Estamos inseridos também na área social porque grande parte dos músicos têm um ensino superior, sem contar o nosso papel cultural. Essa posse significa o reconhecimento do meu trabalho particular como músico profissional e o reconhecimento ao patrimônio do nosso Estado".

Blue Birds e lembranças

A banda Blue Birds, nestes 55 anos, acumula centenas de histórias e lembranças. Uma delas é os 35 anos atuando como grupo de festas do Tropical Hotel. Outra memória que vem em mente de Beto Blue é de quando tocaram para os pacientes com hanseníase na década de 70, na capital amazonense. 

"Nós temos uma história pautada em grandes eventos em Manaus. Nós participamos de Natais de um asilo localizado na Colônia Antonio Aleixo para hansenianos nos anos 70. Nós levamos uma hora e meia de música e eles ficaram apaixonados porque eram músicas que todos conheciam pelo rádio". 

Atualmente, a banda é formada por 15 músicos e conta com um repertório robusto somando 250 canções dos vários estilos musicais. Para o próximo ano, o grupo planeja o aniversário de 56 anos, que deverá acontecer em junho, no Largo São Sebastião, Centro de Manaus. 

Outros projetos
Além da música, Beto Blue tem outro projeto: o 'Recortes de Jornal'. Ele coleciona centenas de matérias de jornal e organiza em pastas semanalmente. O acervo existe desde 1967. Tudo começou, segundo ele, com os recortes apenas de matérias jornalísticas sobre a banda, com o passar do tempo, ele passou a guardar textos sobre cultura, política e assuntos voltados aos povos indígenas. 

"Eu sou um homem preocupado com a história do meu estado", destacou ele. A intenção dele é vender seu acervo para alguma entidade que dê continuidade ao seu trabalho. O objetivo, conforme Beto, é ajudar estudantes e pesquisadores que tem necessidade de consultar matérias em jornal impresso. 

"Eu tenho mais de 25 mil recortes. O objetivo é registrar a memória do Amazonas. Minha intenção é futuramente conseguir montar um projeto e vender a uma entidade para eles manter esse acervo a disposição do público".

Destaque
Quem tiver interesse em conhecer o acervo de Beto Blue ou contratar o show da banda Blue Birds, ele disponibiliza seu contato através do número (92) 99966-2019.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por