Banda da Bica

'Banda da Bica' lança marchinha nesta quinta-feira (2), no Bar do Armando

A marchinha é intitulada 'Sessenta na Bica' e tem como compositores, os artistas amazonenses Rui Machado, Edu do Banjo e David Almeida

Karol Rocha
01/02/2023 às 11:48.
Atualizado em 01/02/2023 às 11:48

(Foto: Arquivo A CRÍTICA)

A marchinha oficial da "Banda da Bica 2023" será lançada nesta quinta-feira (2), a partir das 19h, no Bar do Armando, localizado na rua 10 de Julho, no Centro de Manaus.  A festa celebra os 60 anos de um dos bares mais conhecidos da capital amazonense e leva o tema: "60 na BICA só não vai quem já morreu: é festa de santo, boêmio e ateu!". 

A marchinha é intitulada 'Sessenta na Bica' e tem como compositores, os artistas amazonenses Rui Machado, Edu do Banjo e David Almeida. A música é interpretada pela cantora Marcia Siqueira. A letra, segundo Rui Machado, traz as décadas de existência do Bar do Armando, além de expressões ambíguas, uma das características marcantes das marchinas da Banda da Bica. A festa acontece no dia 11 de fevereiro, no Largo de São Sebastião, a partir das 15h30. 

"Como é  uma homenagem aos 60 anos do bar do Armando, eu resolvi falar um pouco da história do bar, com algumas expressões portuguesas e com frases ambíguas, como é tradição nas letras da banda. Também disse 'No começo tinha nome de Santa' porque chamava-se Mercearia Nossa Senhora de Nazaré, mas foi com a cerveja que virou um bar de sucesso. Começo a letra falando 'maninha' porque além de ser um termo local, eu uso muito com as pessoas", comentou ele ao A Crítica. 

Além das histórias do bar, ele homenageia o saudoso Armando Dias Soares, sua esposa Dona Lourdes e a filha, hoje proprietária e organizadora da Banda da Bica, Ana Claudia Soeiro Soares. "Procurei mencionar a família do Armando e ressaltar que hoje, depois que ele faleceu, quem comanda é a Cláudia (filha do Armando)", pontuou ele, que, recentemente, fez um samba chamado 'Armando Felicidade' em parceria com o Chico da Silva, também homenageando o Bar. 

 História

 A Banda Independente da Confraria do Armando, popularmente chamada de Bica, foi criada em 1986 por um grupo de amigos que frequentavam o Bar do Armando, localizado no Centro de Manaus. 

Tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, o Bar do Armando foi fundado na década de 70 pelo português Armando Dias Soares, que chegou a Manaus em 1953 e morreu em abril de 2012, aos 77 anos. A festa retorna depois de dois anos devido a pandemia da Covid-19.

 Confirma a letra da marchinha oficial da Banda da Bica (2023) abaixo: 

“SESSENTA NA BICA”
Compositores: Rui Machado / Edu do Banjo / David Almeida

Ai maninha se tu queres ser bonita
Arrebita, arrebita, arrebita
E ainda pra ser mais bonita
Sessenta, sessenta na BICA. } BIS

O Bar do Armando faz 60 anos
E a gente comemora na BICA
Sessenta, sessenta, na BICA
Sessenta sem reclamar
Não venha pois pois com mimimi
Que é aqui que você vai sessentar } REFRÃO

No começo tinha nome de santa
Vendia de tudo e até um pouco mais
Mas foi com a tal da lourinha
Que o gajo deixou a turma pra trás

Ai que saudades do Armando
Da Dona Lourdes com seu jeitão
Hoje Ana Cláudia é quem manda
E faz tudo como bem quer
Mostrando a força do bar e da mulher.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por