CULTURA POP

Amazonense é convidado para fazer parte do comitê de especialistas da CCXP Awards

O produtor cultural, Evaldo Vasconcelos, participa da primeira edição da maior premiação da cultura pop nacional

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
25/05/2022 às 12:42.
Atualizado em 25/05/2022 às 12:42

Evaldo Vasconcelos é um dos organizadores da Semana do Quadrinho Nacional em Manaus (Fotos: Arquivo Pessoal)

O roteirista, produtor cultural e também um dos organizadores da Semana do Quadrinho Nacional em Manaus, Evaldo Vasconcelos, anunciou recentemente nas redes sociais que faz parte do comitê de especialistas da primeira edição da maior premiação da cultura pop nacional: A CCXP Awards, que acontece no dia 15 de julho e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do evento e do portal Omelete na Internet. 

Na ocasião, ele ainda aproveitou para convidar os artistas da região Norte a inscreverem suas obras na premiação – o prazo foi encerrado na segunda-feira (24/05). São elegíveis filmes, séries, quadrinhos, games e livros que foram lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

Comitê

A organização do evento convidou jornalistas, artistas, produtores e pessoas da indústria do entretenimento nacional para compor o comitê de especialistas que, na prática, é quem seleciona as obras que vão concorrer aos prêmios. 

Evaldo destaca que os convites são secretos, tornando-se públicos apenas se divulgados pelos próprios convidados. “A organização não divulgou o nome dos escolhidos. Só sabemos os nomes dos que resolveram publicar. Na região Norte, até agora só eu e Samela Hidalgo confirmamos e divulgamos o convite; ela também é de Manaus, mas mora há 10 anos em São Paulo”, diz ele.

O produtor cultural amazonense compara a premiação CCXP Awards com o Oscar. “Funciona como a academia para o Oscar, onde os profissionais de cada área indicam os artistas que tiveram trabalhos que se destacaram no ano anterior”, comenta Evaldo, que integra o comitê na categoria Quadrinhos. 

Etapas

Após o encerramento do período de inscrições, os materiais passarão pela avaliação do comitê de especialistas e até dez obras de cada subcategoria serão selecionadas para a próxima fase – serão quatro fases eliminatórias.

“Depois da inscrição, a segunda fase é a votação do comitê de especialistas para decidir a short list. A terceira e a quarta são votação de um júri técnico e votação popular para definir os finalistas”, informa Vasconcelos. 

A premiação que celebra a cultura pop tem seis categorias: Filmes, Séries, Games & eSports, Creators, Quadrinhos e Literatura, além de Homenagens especiais.

Na categoria Quadrinhos, presidida pelo “Fora do Plástico” (Pedro Ferreira e Mariana Viana), serão premiados os melhores quadrinhos, quadrinista, álbum, tira e web-tira, roteirista, desenhista, arte-finalista e colorista. Na Literatura, categoria presidida por Daniel Lameira, editor da Aleph e Antofágica, será premiada a melhor obra de Ficção – com temática relacionada à cultura pop, como fantasia, policial, suspense, ficção científica e terror – e a melhor obra de não Ficção – com temática também relacionada a cultura pop: TV, cinema, quadrinhos, música, literatura, games e cultura digital.

Roque Marques (Games), Marina Person (Filmes), Ian SBF (Séries) e Andreza Delgado (Creators) também compõem o time de presidentes do Juri Técnico da CCXP Awards. Eles serão responsáveis por convidar cinco membros especializados em cada categoria para finalizar a composição do Juri. Após isso, precisarão votar e eleger os cinco finalistas ao prêmio junto com a participação do público. 

Região Norte

Evaldo ressalta que a produção de Quadrinhos brasileira ainda é muito concentrada no Sudeste do País, e que incluir nortistas em eventos como esse abre uma grande oportunidade para os demais artistas da região. 

“Ter jurados do Norte, neste tipo de premiação, garante que a produção dos artistas do Norte tenha chance de ser vista e conhecida por um público muito mais amplo de todo Brasil”, comenta. “Em 2020 e 2021 tivemos uma produção excepcional de quadrinhos no amazonas. Vários título e artistas locais se destacaram em premiações de quadrinhos e do mercado editoria brasileiro. Nossa maior expectativa é de ajudar a dar ainda mais visibilidade para os artistas locais dentro do mercado Brasileiro”, conclui ele. 

Dados

Evaldo Vasconcelos é produtor cultural e roteirista desde 2015. Em 2018 organizou o primeiro estande de quadrinistas de Manaus no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte e foi palestrante convidado da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Desde 2019 organiza a Semana do Quadrinho Nacional de Manaus.

Serviço

O quê: CCXP Awards
Onde: Ao vivo pelos canais oficiais do evento e do portal Omelete na internet. 
Quando: 15 de julho

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por