Educação

Plataforma leva inovação e criatividade para professores do ensino fundamental

Maceió é a primeira capital do Brasil a implementar a plataforma Trakto Educação. Objetivo é chegar em outras capitais, incluindo Manaus.

Luana Carvalho
luanacarvalho@acritica.com
24/03/2023 às 19:28.
Atualizado em 24/03/2023 às 19:47

A primeira capital brasileira a implementar a Trakto Educação é Maceió. (Divulgação/Trakto)

Uma pesquisa realizada pela Trakto em 147 escolas municipais de Maceió (AL), com visitação em 1.188 salas de aula e quase três mil professores, 91,4% dos educadores disseram não estarem realizados profissionalmente. Eles pontuaram a falta de valorização e de boas condições de trabalho como principais dificuldades. Pensando em soluções para estas insatisfações, o município lançou nesta sexta-feira (24) um projeto pioneiro no Brasil que tem como principal proposta educar com inovação e criatividade.  

A empresa alagoana Trakto desenvolveu esta nova forma de apresentar e compartilhar os assuntos pedagógicos: a plataforma Trakto Educação, um conjunto de soluções criativas desenhado exclusivamente para professores e alunos com propostas adaptadas à realidade de cada escola.  “Antes de falar do projeto para a prefeitura, perguntamos aos professores o que eles queriam, o que estava faltando de investimento. Uma professora contou, por exemplo, que tirou do próprio bolso para comprar uma caixinha JBL para passar uma musiquinha na sala aos alunos”, comenta Paulo Tenório, CEO da Trakto e idealizador do projeto.  

Paulo Tenório é CEO da Trakto e idealizador do projeto. ()

 A plataforma colabora também para a melhoria dos indicadores de aprendizado a longo prazo, como o Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. "Vamos promover as competências digitais dos professores e chegar a várias cidades brasileiras para modernizar o ensino e fomentar a formação continuada", complementa Paulo Tenório, que chegou a apresentar o projeto para os gestores da rede municipal de educação de Manaus.

A escola do futuro já é presente nas redes privadas e, segundo Paulo, o processo precisa ser acelerado na rede pública de todo o Brasil, com recursos já destinados para isso e por meio de leis, como a  14.533, que Institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED).

“Precisamos transformar nossos professores em professores do futuro. A proposta é de fazer, com baixo custo, bom gosto e carinho, salas de aula e aulas onde nossos filhos gostem de frequentar. Para se ter uma ideia, boa parte dos professores da própria rede pública não estudam na rede pública”.

A plataforma colabora também para a melhoria dos indicadores de aprendizado a longo prazo. (Filipe Farias/Divulgação)

 Com a parceria entre a Trakto e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed Maceió), cada professor receberá um Macbook air, um iPhone e as salas de aula serão equipadas com televisão e iPad. “Serão equipamentos de última geração para que aquele professor seja tratado como o produtor de conteúdo que ele merece. Ele é o maior influenciador que temos, mas utilizando os piores recursos possíveis”, complementa o CEO. 

Além dos equipamentos tecnológicos e da ferramenta de edição, o contrato inclui formação continuada no uso dos equipamentos, da internet e da ferramenta, com módulos que incluem até storytelling - como contar boas histórias. Todos os meses, a equipe da Trakto visitará as escolas para monitoramento e aperfeiçoamento das formações “Com os materiais produzidos, o professor conseguirá engajar mais os alunos. Exemplo: chega o conteúdo do MEC, e o professor quer adaptar, e contextualizar com algo regional, nessa hora a Trakto entra com essa ferramenta criativa e fácil de usar”. 

O professor do ensino infantil, Luciano Amorim, 30, que trabalha com educação há 10 anos, acredita que a ferramenta contribuirá para deixar as aulas mais criativas. “A ferramenta é um instrumento de mediação. Não retira a possibilidade do professor ter a autonomia de criar e é importante também porque vai nos aproximar da tecnologia e principalmente aproximar os alunos. As crianças são sujeitos que não são mais analógicos como nós, e elas vão trazer aquilo que elas já vivenciam. Elas já vão trazer a ramificação tecnológica que já elas já têm acesso”. 

Professor do ensino infantil, Luciano Amorim, 30, trabalha com educação há 10 anos. ()

Antes inimiga, tecnologia agora é aliada

 A coordenadora pedagógica Joseana Fernandes, 55, é educadora há 21 anos e recebe a ferramenta com otimismo. Ela lembra que, antes, a tecnologia era vista como inimiga da educação. Mas agora, de acordo com a profissional, a novidade ajudará inclusive a reduzir a evasão escolar.

“É fundamental entender que o futuro é 'este novo' que está sendo apontado pra gente agora. Não temos como dizer não para o futuro. Essas crianças que passam por nós precisam ser apoiadas com todas essas novidades de agora. Ninguém aguenta mais o mesmo de sempre. Tudo que é novo é bem vindo e isso vai colaborar para que o aluno goste ainda mais das aulas e esperamos que reduza a evasão escolar”.

Para o prefeito de Maceió, JHC, a Trakto Educação vem para potencializar a educação no município. “Esse é mais um passo rumo à educação de qualidade em Maceió. Estamos muito felizes em fechar essa parceria com a Trakto, que vem promovendo de forma inovadora o ensino público no nosso estado. Essa é a mudança que queremos na educação:modernizar para transformar. A prefeitura investe na educação com o compromisso de garantir e fortalecer o futuro dos jovens maceioenses”, destacou o prefeito.

Sobre a Trakto Design

A Trakto Design é a primeira plataforma de design com suporte humanizado da América Latina voltada para negócios. Com quase 1 milhão de usuários, a startup oferece aos empreendedores digitais apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, entre outros serviços. Numa rodada de negócios que participou em 2021, a Trakto captou cerca R$ 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Mene & Portella Investidores. Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para  fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por