Evento

Novo Ensino Médio da rede estadual do AM é destaque no maior congresso de educação da América Latina

Evento reuniu secretários de educação de todo o Brasil

acritica.com
online@acritica.com
10/05/2022 às 17:17.
Atualizado em 10/05/2022 às 17:17

Rede estadual do Amazonas destaque no Bett (Foto: Seduc)

A experiência da rede estadual com a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) foi apresentada nesta terça-feira (10/05), no Congresso Bett Educar, em São Paulo, pela secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves. O evento, que retomou as atividades presenciais após dois anos, é considerado o maior encontro de educação, tecnologia e inovação da América Latina e, nesta edição, trouxe o tema “Cocriando o Futuro da Educação”. 

O modelo do Amazonas foi apresentado na programação do Fórum de Gestores, ao lado da experiência da rede estadual de São Paulo, que foi levada pelo ex-secretário estadual de Educação do Amazonas, Rossieli Soares. 

Durante a palestra, Kuka Chaves destacou a implementação da proposta curricular e pedagógica da rede estadual, iniciada com o ano letivo de 2022, que já contempla as mudanças previstas pelo Novo Ensino Médio.

De acordo com a secretária, um dos destaques no processo foi a implementação de uma proposta curricular que contempla as peculiaridades da região e dos estudantes amazonenses. 

“O Amazonas é um dos estados que têm conseguido avançar na implementação graças ao bom trabalho técnico feito pelas nossas equipes multidisciplinares. Desde 2019, temos desenvolvido a nossa proposta com foco em ofertar o melhor aos nossos estudantes. É um desafio constante, mas tem feito a diferença investir em profissionais da rede para construir esse novo momento”, destacou a secretária. 

Desde o início do ano letivo, 316 escolas estão implementando o NEM no Amazonas, sendo 118 unidades em Manaus e 198 nos municípios do interior. Cerca de 68 mil estudantes da 1ª série estão cumprindo o novo currículo. 

Além de falar da arquitetura do NEM, Kuka Chaves destacou os desafios e as novidades na rede estadual, além dos investimentos feitos na área pedagógica e estrutural pelo Governo do Estado.

Proposta - Na rede estadual, o NEM é composto pela Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos. A implementação está sendo realizada de forma gradativa, iniciando pela 1ª série da modalidade. Até 2023, toda a rede estadual vai seguir o novo currículo. 

Bett Educar

O evento  começou nesta terça-feira (10/05) e vai até a próxima sexta-feira (13/05), com público estimado em 30 mil pessoas. Mais de 270 marcas expositoras estão confirmadas na feira de negócios e mais de 260 palestrantes, que são referências do setor educacional, participam do Congresso Bett Brasil e do Fórum de Gestores. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por