EVENTO

EST/UEA sedia XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação

Evento nacional é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Programação segue até sábado (19/11)

acritica.com
online@acritica.com
17/11/2022 às 13:09.
Atualizado em 17/11/2022 às 13:09

Sob o tema “Nossas tecnologias na Educação e a valorização da identidade e da cultura brasileira”, a Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) sediou, nesta quarta-feira (16/11), a abertura do XI Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento segue até sábado (19/11) e promove a troca de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial.  

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, participou da mesa-redonda “Diversidade Cultural e Educação Mediada pelas Tecnologias: Panoramas e Desafios Amazônicos”.  Durante sua fala de abertura, ele destacou a importância do uso das tecnologias para o fortalecimento da educação, especialmente no interior do estado.  

“As distâncias diminuíram. A disseminação do conhecimento ficou mais eficaz. Tudo isso graças à evolução da informática e de todas as tecnologias embarcadas nesse processo educacional. Se não fosse por meio da tecnologia, não conseguiríamos chegar a municípios como São Gabriel da Cachoeira, por exemplo. O sistema de ensino mediado por tecnologia tem uma grande importância para alunos de todo o Amazonas e deve ser aprimorado cada vez mais”, ressaltou.  

O tema do evento busca prestigiar os 200 anos da Independência do Brasil e resgatar a valorização das identidades e culturas brasileiras, em especial a identidade cultural amazônica, por meio de suas diversidades étnica, religiosa e cultural. A edição de 2022, que reúne pesquisadores renomados de todo o Brasil, contou com a coordenação da Prof.ª Dra. Andreza Mourão, da UEA, e da Prof.ª Dra. Anarosa Alves Franco Brandão, da Universidade de São Paulo (USP).  

Sobre a SBC  

A Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade científica sem fins lucrativos, fundada em julho de 1978, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas das áreas de Computação e Informática de todo o Brasil.  

A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e à cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em Computação no Brasil, contribuindo para a formação do profissional da Computação com responsabilidade social.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por