CONCLUSÃO DOS ESTUDOS

Amazonenses realizam provão eletrônico da Seduc com o sonho de concluir os estudos

Seja por falta de tempo ou de oportunidade, muitos amazonenses encontram no Povrão Eletrônico da Seduc a chance de finalmente conseguir o certificado de conclusão do ensino médio

Karol Rocha
online@acritica.com
27/07/2022 às 15:12.
Atualizado em 27/07/2022 às 15:12

(Foto: Gilson Mello)

A conclusão do Ensino Médio é um sonho para muitos que deixaram de estudar por algum motivo. E é com a realização das provas do Exame Supletivo Eletrônico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) que acontece nesta quarta-feira (27), que a realidade pode mudar. 

A auxiliar de serviços gerais Deize Ferreira da Silva, de 35 anos, conta que foi incentivada pelo marido e pela cunhada. Ela estudou até a 4ª série do Ensino Fundamental e hoje tenta concluir seus estudos. "Eu procurei onde teria provão e a minha cunhada me inscreveu. Eu quero primeiro terminar e ver meu diploma nas minhas mãos. Preciso muito disso".

A também serviços gerais Patrícia Muniz, de 34 anos, comentou que já perdeu muitas oportunidades de trabalho por não ter concluído os estudos. 

"Eu não tinha tempo por conta do trabalho, do filho, e agora que ele cresceu é que tenho oportunidade de fazer as provas. Eu já perdi duas oportunidades de trabalho por não ter a escolaridade completa".

Prova realizada na escola Padre Luís Ruas, na Zona Leste de Manaus (Foto: Gilson Mello)

O Exame Supletivo Eletrônico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Manaus é aplicado pela Secretaria de Estado de Educação. O  serviço é uma das políticas educacionais da Secretaria de Educação para a regularização e conclusão da escolaridade nos níveis Fundamental e Médio.

Para fazer a prova para o Ensino Fundamental, o candidato deve ter 15 anos completos, e 18 anos completos, para o Ensino Médio. Na inscrição, os documentos necessários para realizar o cadastro e agendamento on-line são RG, CPF e comprovante de residência.

As avaliações são aplicadas simultaneamente em quatro polos fixos e sete polos temporários para brasileiros e estrangeiros. Ao todo, podem ser agendadas até quatro disciplinas por turno, sendo 8 os componentes curriculares do Ensino Fundamental e 12 do Ensino Médio.

As provas são aplicadas no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro de Manaus e nas escolas estaduais Solon de Lucena, na zona centro-sul; e Eliana S. Pacheco Braga e Padre Luís Ruas, ambas na zona leste da capital.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por