United Earth

‘Prêmio Nobel’ da Amazônia

No dia 27 de fevereiro, premiação homenageará artistas e iniciativas ambientais, sociais e de governança

Luana Carvalho
luanacarvalho@acritica.com
29/01/2023 às 15:26.
Atualizado em 29/01/2023 às 15:26

Erasmo Carlos (representado pela família) e Roberto Carlos serão homenageados com o inédito prêmio United Earth Amazônia pela defesa que fizeram do meio ambiente (Foto: Reprodução)

É o próprio ‘rei’ Roberto Carlos que receberá no Teatro Amazonas, no dia 27 de fevereiro, o Prêmio United Earth Amazônia. O cantor e compositor será homenageado junto com Erasmo Carlos, morto em novembro do ano passado, que na ocasião será representado por seus familiares. Os compositores foram convidados a receber o prêmio há oito meses, quando Erasmo ainda estava bem de saúde.

Um dos criadores da premiação, Marcus Nobel, descendente da família que criou o prêmio Nobel, explica que o United Earth Amazônia quer mostrar o melhor do Brasil e da Amazônia na arte e na música. Carlos e Erasmo, segundo os curadores do evento, falavam do meio ambiente e da Amazônia em suas canções há quase 50 anos, antes do tema ‘virar moda’.

“Roberto e Erasmo Carlos usaram o melhor instrumento que dispunham para conscientizar sobre a destruição do meio ambiente – a sua música. Foram os precursores do ativismo ambiental antes mesmo dos grandes nomes. É uma homenagem justa em especial para esses dois grandes músicos”, afirma Sérgio Lopes, sócio-fundador da LCTM Brandbuilders, que também é um dos organizadores do prêmio.

História

Marcus Nobel conta  que quando idealizou o prêmio junto com seu pai, Claes Nobel, quis trazer à tona algo que unisse as pessoas. “Muita coisa na América está dividida. E o que realmente nos une? O que poderia ser mais simples e bonito que a música para difundir uma ideia? A música une e consegue chegar a todos”, comentou Nobel, que afirma também possuir uma conexão espiritual com a Amazônia. 

O projeto surgiu há oito meses, e conforme as palavras do próprio Marcus, quase  “ganhou vida própria” de tão rápido que os trabalhos andaram. Um de seus objetivos, embora tenha enfrentado resistência para criar o prêmio, é torná-lo tão famoso quanto o Prêmio Nobel da Paz.  Há diferentes causas do prêmio da paz em diferentes partes do mundo e o United Earth Amazônia, segundo Nobel, caminhará para ter o mesmo reconhecimento. 

“Será desafiante buscar apoio de líderes políticos, religiosos, empresários, da mídia. Mas, nosso apoio principal vem das pessoas. Das pessoas que amam música, que querem celebrar o Brasil e a Amazônia. Então nós vamos subindo, degrau por degrau para a realização deste sonho. O primeiro passo foi dado e eu estou otimista e espero o melhor desta premiação”.

O prêmio

O prêmio United Earth Amazônia tem por objetivo dar visibilidade aos projetos de sustentabilidade da Amazônia, nos segmentos da arte, música e iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), com comprovada relevância e efetividade no suporte à sustentabilidade da floresta e seus habitantes.

O prêmio envolve duas instituições: a United Earth e a LCTM BrandBuilders e tem entre os patrocinadores a empresa Tellescom, grupo com ecossistema completo, integrando manufatura, R&D, logística, software, serviços, soluções inovadoras de transformação digital e projetos socioambientais, com apoio do Governo do Estado do Amazonas e da Prefeitura Municipal de Manaus.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por