Sim e Não

Votos expõem namoro de David Almeida com Republicanos

Dos quatro vereadores da bancada do partido, três votaram a favor da alteração do projeto de lei que autorizava a prefeitura a contrair empréstimo junto ao Banco do Brasil.

acritica.com
23/04/2024 às 09:31.
Atualizado em 23/04/2024 às 09:44

(Foto: Divulgação)

A votação da sessão de ontem na Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi uma derrota para a oposição, que dias após encerramento da janela partidária começa a perder forças. Isso porque o Republicanos namora uma vaga na base do prefeito David Almeida a partir de uma articulação da presidência nacional da legenda. Dos quatro vereadores da bancada do partido, três votaram a favor da alteração do projeto de lei que autorizava a prefeitura a contrair empréstimo junto ao Banco do Brasil.

Em construção  -  De um lado, o líder do prefeito, vereador Eduardo Alfaia, diz que o namoro está “em construção” e que qualquer ajuda para fortalecer o projeto de David é bem-vinda. Do outro, os membros da oposição dão como certa a saída do Republicanos do apoio à pré-candidatura de Roberto Cidade.

Independente?   -  Único vereador do Republicanos a votar contra o empréstimo, Daniel Vasconcelos ainda terá que alinhar o discurso com o partido, pois pretende manter a posição contra a gestão David Almeida. 

Tratativas  -  A mudança de direcionamento de alguns membros do Republicanos acontece após uma conversa do prefeito, em Brasília, com o presidente diretório nacional, Marcos Pereira, que mantém uma relação próxima com o presidente nacional do Avante, Luís Tibé. David também tem regado uma relação com o presidente estadual da legenda, Silas Câmara.

Lançamentos  -  O fim de semana foi de lançamento de pré-candidaturas. Maria do Carmo Seffair oficializou o nome dela para a disputa à prefeitura pelo Novo ao lado do ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol. Além da empresária, outros quatro pré-candidatos foram anunciados. 

Anti-corrupção  -  Em um evento recheado de fala em prol de uma economia mais liberal, a principal bandeira no discurso de Maria do Carmo foi de combate à corrupção e a gestão de qualidade. Não faltaram críticas, sem citar nomes, dos pré-candidatos que “se apropriaram” de um discurso de direita, mas que flertam com Lula. 

Paulo Freire presente  -  Em dado momento, uma das falas que chamou a atenção foi do pré-candidato à prefeito em Presidente Figueiredo, Anderson Leal, que citou o educador Paulo Freire, figura criticada pela direita. 

Indiretas  -  Outro evento organizado no sábado, foi o lançamento da pré-candidatura de Natália Demes, pelo PSol, onde não faltaram indiretas para o presidente estadual da federação PSol-Rede, Tacius Fernandes, que tem dado indícios de que os partidos devem apoiar a pré-candidatura de Marcelo Ramos (PT). 

Equivocado  -  Tacius chegou a afirmar em entrevista recentes que a Rede teria vantagem sobre o PSol caso não houvesse acordo sobre quem a federação deve apoiar. Natália porém afirmou à coluna que o presidente está equivocado, e a regra estabelecida por meio de uma circular valeria apenas com impasse sobre as coligações.

 Atendimentos  -  O programa Pé Diabético, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), é oferecido nas seis Policlínicas da rede, em Manaus. De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, está disponível a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de diabetes, que sejam referenciados para atendimento especializado. O programa atende, em média, 700 pessoas por mês.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por