ALERTA

Acidentes com moto crescem 44% e mortes no trânsito sobem 21%

"Maio Amarelo" alerta sobre a necessidade de prevenção a acidentes de trânsito; campanha completa 11 anos

Arquipo Góes
online@acritica.com
04/05/2024 às 11:59.
Atualizado em 06/05/2024 às 11:30

Mais de 50 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Manaus (Foto: Jeiza Russo/AC)

O movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (OSV) em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O mês foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011.

Desde então, campanhas têm sido feitas com a proposta de chamar a atenção da sociedade para os acidentes de trânsito em todo o mundo. Em Manaus, órgãos públicos como o Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) fazem um planejamento durante este mês para fazer ações que alcance um grande público seja presencial ou nas redes sociais que evidenciam as principais problemáticas do trânsito da capital amazonense além das medidas de segurança.

Em 2024, o tema será “A paz no trânsito, começa por você!”, o Immu e o Detran-AM vão promover mais de 30 ações envolvendo educação, fiscalização e engenharia de trânsito, que serão apresentadas em escolas, empresas privadas, órgãos públicos e nas vias da cidade.

Nos primeiros meses do ano, houve aumento de 22% nos acidentes em geral (Foto: Daniel Brandão/Freelancer/AC)

O diretor-presidente do Immu, Paulo Henrique Martins, informou sobre a necessidade de reduzir o número de vítimas de trânsito em Manaus, que esse é o principal quesito que precisa da atenção de todos.

“Nós tivemos nos primeiros meses deste ano, um aumento de 22% do número de acidentes em geral, envolvendo todos os tipos de veículos. Agora, tivemos um aumento com motocicleta de 44%, ou seja, o dobro do total”, explicou.

Mortes no trânsito

Ainda segundo o Immu, de janeiro a abril de 2024 já foram 95 pessoas que morreram em acidentes de trânsito em Manaus, em 2023 nesse mesmo período foram 78 mortes, um aumento de 21,8%. Destes, a maioria é envolvendo motocicletas com 49 mortes em 2024 e 34 em 2023. Ao total, 2023 teve 254 acidentes de trânsito com vítimas fatais.

Álcool e direção

Segundo o Centro de informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), no Brasil, a estimativa da contribuição do álcool para óbitos relacionados aos Acidentes de Trânsito é de 36,7% respectivamente.

Maria Elineia e o pequeno Levi Emanoel morreram após serem atropelados por um carro ao retornarem da igreja no ano, em março de 2024 (Foto: Arquivo Pessoal)

Embora não existam estatísticas precisas sobre o número de mortes por acidentes atribuíveis ao álcool no Brasil, através destas frações, o Cisa estima que, em 2023, 10.877 óbitos poderiam ter sido evitados se o álcool não tivesse sido consumido.

Para o especialista em trânsito em Manaus, Haniery Mendonça, são vários os problemas que precisam ser melhorados no trânsito de Manaus. “O que falta em Manaus é uma amplitude na fiscalização, o município precisa de mais agentes de trânsito nas ruas, o último concurso público para agentes que aconteceu já faz muito tempo”, disse o especialista.

Segundo Mendonça, precisa aumentar as campanhas de trânsito e não se dedicar apenas no mês de maio. Em Manaus, há pontos que já são conhecidos como locais que constantemente acontecem acidentes, isso precisa ser mapeado e ter uma atenção maior nesses locais, quando se fala na questão de reduzir os acidentes. “É preciso também que a população entenda a participação dela e respeitar as leis de trânsito”, acrescentou.

Avó e neto mortos

No dia 11 de março de 2024, avó e neto morreram após serem atropelados por um carro, em um trecho da rodovia Manoel Urbano (AM-070), comunidade Mutirão, município de Iranduba (a 27 quilômetros a sudoeste de Manaus).

De acordo com informações repassadas à polícia, Maria Elineia de Souza Ferrone, 54, e Levi Emanoel, 3, voltavam da igreja para casa, a pé, quando foram atingidos por um carro.

Avó e neto foram arremessados e com o impacto morreram no local. O condutor do veículo foi encaminhado para o 31º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde ficou preso, mas depois foi liberado e vai responder o processo em liberdade. O carro dele ficou totalmente destruído.

O pai do pequeno Levi e também filho de Maria Elineia, Alexandro de Souza, relatou a dor da perca e da revolta de perder mãe e filho em um acidente de trânsito.

“Eu não tenho mais eles na minha vida, isso é revoltante, nada vai trazer eles de volta, mas a Justiça no nosso país precisa mudar e ter leis mais rígidas para esses tipos de pessoas que matam outras no trânsito”, disse

Maio Amarelo chama atenção para o alto índice de mortos e feridos (Foto: Divulgação)

Dez mil ocorrências

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), gerenciado pela Prefeitura de Manaus, é acionado para prestar socorro a cerca de 10 mil ocorrências de acidentes de trânsito todos os anos, na capital amazonense.

O enfrentamento ao problema também vem sendo reforçado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com ações de educação em saúde, em meio às ações da campanha Maio Amarelo.

O órgão informou que o serviço, atendeu a 10.694 acidentes de trânsito em 2023 em Manaus e região metropolitana. A maioria por colisão entre carro e moto e queda de moto.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por