Educação

Servidores de escolas municipais com altos índices no IDEB serão bonificados com 14º e 15º salários

Os pagamentos dos salários extras estão programados para agosto e fazem parte de uma inciativa do executivo para recompensar os trabalhadores da educação municipal

Lucas Motta
23/04/2024 às 12:56.
Atualizado em 23/04/2024 às 12:56

O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida (Foto: Daniel Brandão)

Prefeitura de Manaus anunciou nesta terça-feira (23) o pagamento de bonificações como 14º e 15º salários para servidores das escolas que alcançaram as metas para o Índice de Desenvolvimento da Edução Básica (IDEB) 2023. Em resultado preliminar, o ensino da rede municipal conquistou as maiores notas da história da capital do Amazonas. 

Os pagamentos dos salários extras estão programados para agosto e fazem parte de uma inciativa do executivo para recompensar os trabalhadores da educação municipal que conseguiram alcançar ou ultrapassar as metas dentro do índice divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). 

Além deles, a prefeitura também anunciou para toda a rede educacional do município a progressão de carreira para 2.700 profissionais até o fim deste ano; o pagamento da bonificação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) em julho para quem tem 20, 40 e 60 horas (valores variam de R$ 1 mil a até R$ 3 mil, respectivamente) e uma data-base atualizada abaixo do índice da inflação. 

“Por ser ano eleitoral nós só podemos conceder a reposição da inflação. Temos dois índices oficiais no país o INPC e o IPCA, aquele índice que for maior, mais favorável ao servidor, vai ser aplicado” disse o prefeito David Almeida. 

 Maiores notas da história de Manaus

 A rede de educação de Manaus alcançou as maiores notas da história no IDEB, com crescimentos tanto nos anos iniciais quanto finais. No setor 5º ano, o salto foi de 5,9 (2019) para 6,2 (2023) enquanto no setor 9º ano a alta foi de 4,8 (2019) para 5,2 (2023). Os dados ainda fazem parte da divulgação preliminar, a definitiva será divulgada em julho pelo INEP. 

A prefeitura acredita que deve finalizar o ano entre as três capitais do Brasil com as melhores notas para educação primária e ainda tem a esperança de liderar o ranking se a comparação for pela quantidade de habitantes. Os resultados alcançados até agora foram atribuídos ao programa Educa+ Manaus. Ele é dividido em seis pilares e entre os principais estão: o sexto tempo de aula, simulados a cada 15 dias letivos e a recuperarão de alunos que faltam frequentemente. 

O municio também atuou na infraestrutura da rede com 336 escolas revitalizadas, 255 centros tecnológicos instalados e um salto de quase 50% na quantidade de vagas em creches. O chefe do executivo afirmou que o compromisso agora é manter os índices para os próximos anos e fortalecer a alfabetização. 

“A nossa meta é fazer a alfabetização na idade correta, até sete anos de idade, com isso vamos crescer ainda mais e esse modelo vai permanecer passando a nossa gestão vamos deixar para que seja o modelo pra essa cidade” complementou David Almeida.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por