MMA

Amazonenses entram no octógno no UFC Rio 301

José Aldo encara Jonathan Martinez, no peso-galo; Elves Brener luta contra Myktybek Orolbai no peso-leve e Alessandro ‘Nono’ Costa enfrenta Kevin Borjas, no peso-mosca

Daniel Prestes
daniel.prestes@acritica.com
04/05/2024 às 13:50.
Atualizado em 04/05/2024 às 13:55

Com um cartel negativo dentro do Ultimate, Nono tem duas derrotas na categoria (Foto: Getty Imagens)

O card do UFC Rio 301 conta com a presença de três amazonenses em seu plantel no evento que terá como luta principal a disputa de cinturão dos moscas (56,7kg), entre Alexandre Pantoja e Steve ‘Astro Boy’ Erceg, além da co-luta principal que trará José Aldo encarando Jonathan Martinez , em luta no peso-galo (61,2kg). O UFC Fight Pass transmite as lutas a partir das 18h (de Manaus).

Em sua última luta no contrato, José Aldo retorna ao octógono do UFC, por onde reinou na categoria de cima (peso-pena). No Hall da Fama da organização, até hoje o lutador da Nova União tem o recorde de vitórias por lutas de cinturão nos penas, com oito triunfos. Em entrevista coletiva, o manauara disse.

“Eu já vinha treinando muito forte por conta dessa luta que estava sendo marcada. Quando a gente fechou com o UFC, só mudou o treinamento. Eu não estava aposentando, largado, gordo, comendo e quis voltar a lutar. Eu já vinha em uma pegada muito forte”, declarou Aldo.

Nos últimos anos, José Aldo se dedicou para o Boxe, por onde realizou três lutas, vencendo duas vezes e obtendo um empate. A última vez que o lutador amazonense entrou no ringue foi contra Esteban Gabriel Espindola. José Aldo fará no MMA a sua luta de número 40 e irá em busca da sua 32ª vitória. O lutador com origem no bairro Alvorada foi campeão peso-pena no UFC e no extinto WEC.

José Aldo retorna ao octógono do UFC, por onde reinou na categoria de cima (peso-pena). Aldo é recordista de vitórias nos peso pena (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/Getty Imagens)

Defendendo a marcaTratado como uma das promessas da Chute Boxe Diego Lima foi destaque nacional em 2023 por ter vencido todas as lutas que realizou, o amazonense de Maués  (distante 257km da capital) Elves Brener iniciará sua jornada em 2024 contra o quirguiz Myktybek Orolbai, em luta casada no peso-leve (70,3kg), do card preliminar do UFC Rio 301.

Companheiro de treinos do ex-campeão dos leves, Charles Do Bronx, Elves chegou na organização em 2023 e não teve vida fácil. Logo de cara uma guerra contra Zubaira Tukhugov, vencendo na decisão dividida, em fevereiro. Cinco meses depois foi a vez de outra grande luta, em que Brener literalmente ‘sangrou’ para virar a luta e nocautear Guram Kutateladze no terceiro round.

Quatro meses depois, já no UFC Fight Night que aconteceu em São Paulo, Elves nocauteou no primeiro round o compatriota Kaynan Kruschewsky, que pegou a luta de última hora, pois o adversário original de Elves acabou tendo problemas. E assim como terminou 2023, Elves inicia 2024 em uma luta marcada em solo brasileiro, mas desta vez no Rio. Sobre sua última temporada, o amazonense disse.

“Em 2023 foi um ano maravilhoso e tenho certeza de que em 2024 será melhor ainda. Quero fazer no mínimo mais três lutas e estou empolgado para isso, trabalhando duro e vamos para mais uma vitória. Eu estou no UFC para trabalhar. Não tenho essa de escolher adversário, escolher fulano ou ciclano, eu me vejo pronto para lutar contra qualquer um da categoria, então quem eles me encaminharem, a data, você pode ter certeza de que estarei pronto neste dia”.

Myktybek Orolbai também é uma forte promessa da divisão e que tem apenas 26 anos. Com 12 vitórias e apenas uma derrota em sua carreira, o quirguiz que treina na Team Alpha Male chegou ao UFC em novembro de 2023 e finalizou o americano Uros Medic no segundo round. Na única derrota da sua carreira, Orolbai perdeu na decisão unânime, lutando no ACA.

O lutador amazonense Elves Brenner inciará sua jornada em 2024 contra o quirguiz Myktybek Orolbai, em luta casada no peso-leve (70,3kg), do card preliminar do UFC Rio 301 (Foto: Pedro Vilela/Zyffa LLC via Getty Imagens)

“Vai ser uma luta muito boa. Eu estou ansioso para ver as perguntas que o Orolbai traz para mim e tenho certeza de que ele vai se impressionar com as respostas que vou dar. Eu treinei muito a parte de grappling, muito a trocação e estou pronto para dar mais um show e levar a vitória para o Amazonas”.

Perguntado sobre como se ver vencendo esta luta, o amazonense cravou. “Me vejo encerrando essa luta finalizando ou nocauteando, não acredito que será decidido pelos juízes. Mas pode ter certeza de que, se for até o fim do terceiro round, eu estarei de pé e mais inteiro de que ele. Após isso, eu ainda não tenho um nome no ranking para escolher, sei que tem muitos caras ali interessantes para enfrentar, mas sem pressa, precisamos ter paciência”, disse.

Abrindo os trabalhos

Buscando sua segunda vitória dentro da organização, Alessandro ‘Nono’ Costa enfrenta o peruano Kevin Borjas, neste sábado, em luta válida pelo peso-mosca (56,7kg), abrindo o card preliminar. Com um cartel negativo dentro do Ultimate, Nono tem duas derrotas, sendo ambas em combates em que o cria do bairro Petrópolis acabou pegando de última hora, sem o tempo hábil para uma preparação.

“2023 foi um ano de muita experiência para mim. Aprendi muito e me sinto bastante diferente agora, porque trabalhei muito em corrigir os meus erros e aperfeiçoar melhor ainda as minhas qualidades. Na luta principal, o Erceg foi o único do ranking que estava disponível para o momento e ele agarrou a oportunidade, fez o certo”, analisou Alessandro, que diz que confia na preparação que fez para o duelo.

“Kevin nunca lutou com alguém do meu nível. Seu striking não me assusta, também não o subestimo, mas eu confio nas minhas mãos também. Meu jiu-jitsu também vai estar no jogo, ainda sou muito perigoso e seria incrível finalizar essa luta e representar o meu jiu-jitsu manauara”.

UFC 301

Quando: Sábado, 4 de maio de 2024

Onde: Farmasi Arena, no Rio de Janeiro (RJ)

Informação: Card principal (22h, horário de Manaus)

Peso-mosca: Alexandre Pantoja x Steve Erceg

Peso-pena: José Aldo x Jonathan Martinez

Peso-meio-pesado: Anthony Smith x Vitor Petrino

Peso-médio: Michel Pereira x Ihor Potieria

Peso-médio: Paul Craig x Caio Borralho

Informação: Card preliminar (18h, horário de Manaus)

Peso-galo: Joanderson Tubarão x Jack Shore

Peso-palha: Karolina Kowalkiewicz x Iasmin Lucindo

Peso-meio-médio: Elves Brener x Myktybek Orolbai

Peso-leve: Netto BJJ x Drakkar Klose

Peso-leve: Maurício Ruffy x Jamie Mullarkey

Peso-mosca: Dione Barbosa x Ernesta Kareckaite

Peso-leve: Ismael Marreta x Vinc Pichel

Peso-mosca: Alessandro Costa x Kevin Borjas

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por