no centro

Mirante Lúcia Almeida é inaugurado com shows de David Assayag e Vanessa da Mata

A obra é orçada em R$ 60 milhões pagos pelo executivo municipal e possui 5 mil metros quadrados de área construída, 58 metros de extensão e quatro pavimentos

Robson Adriano
online@acritica.com
04/04/2024 às 19:55.
Atualizado em 04/04/2024 às 19:55

Mirante está situado na avenida Sete de Setembro (Foto: Paulo Bindá)

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou nesta quinta-feira (4), por volta das 17h, o Mirante Lúcia Almeida e o Largo de São Vicente, situados na avenida Sete de Setembro, atrás do Paço Municipal, bairro Centro, zona Centro-Sul de Manaus. A obra é orçada em R$ 60 milhões pagos pelo executivo municipal e possui 5 mil metros quadrados de área construída, 58 metros de extensão e quatro pavimentos. 

Nesse montante também está incluso a construção de mais dois espaços públicos que serão inaugurados ainda nesse semestre: o casarão Thiago de Mello e o píer turístico. O mirante é o primeiro espaço público vertical e fecha a primeira parte do programa “Nosso Centro”, cujo objetivo é reocupar espaços abandonados e transformá-los em lugares para turismo, cultura e economia. 

Almeida frisou que a inauguração faz parte desse processo de revitalização.

“O que nós estamos vivendo hoje aqui é a realização e a concretização de um sonho, a transformação de alguns lugares na cidade de Manaus. Sempre ouvimos falar que Manaus foi uma cidade construída de costa para o rio. E nós estamos buscando, tornar isso um diferencial”, disse o gestor municipal.

David Almeida, prefeito de Manaus (Foto: Paulo Bindá)

No final de maio será instalado o “Píer 355”. Almeida explicou o lugar será ponto de embarque e desembarque de pequenas embarcações, como lanchas e voadeira - que fazem o translado para praias, encontro das águas  e aldeias indígenas -.

“Nós queremos trazer aquela operação aqui para o píer. Esse píer tem 195 metros de comprimento, adentrando o rio na diagonal, e uma plataforma de 80 metros de cumprimento e 12 de largura”, detalhou Almeida.

Além da homenagem feita à Lúcia Almeida, ex-primeira dama que faleceu em dezembro de 2019 em decorrência de um câncer, o Mirante possui uma placa com o nome de todos os trabalhadores que atuaram ao longo da obra.

“Trabalhar este espaço e entregar esse lugar é de grande alegria. Eu vim nessa obra mais de 30 vezes e fiz uma amizade com os trabalhadores e pedi que fizessem uma homanagem a todos os trabalhadores: os que carregaram o cimentos, tijolos e areia, os que fizeram o forro e os serventes”, pontuou.

Homenagem 

Luana Melo, irmã Lúcia Almeida, agradeceu a homenagem.

“Foi por meio dela que eu entrei a primeira vez no Teatro Amazonas, o Palacente Provincial. Ela sabia que aqui era o marco zero da cidade de Manaus e ela gostava de história do Amazonas, gostava de admirar as arquiteturas da cidade, as arquiteturas da época da Belle Épòc e fazíamos isso com muita simplicidade, com muita leveza e sem ao menos imaginar que um dia o nome dela chegaria nesse lugar”, disse.

Funcionamento

O mirante conta com 11 operações comerciais, desde café da manhã até lanches, restaurantes, sorveteria e drinks, com horários durante todo o dia e à noite. De segunda a quinta-feira, das 10h às 23h, vão funcionar os dois restaurantes do espaço (segundo pavimento), os quiosques de petisco, boteco e hamburgueria (todos no terceiro pavimento), sorveteria (térreo), e uma loja estilo pub (térreo). Já na sexta e sábado, o horário será das 10h à meia-noite. No domingo, o mirante estará funcionando das 10h às 22h.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por