Festival de Parintins

Álbum dos bumbás: uma viagem para a arena do Bumbódromo

Figuras responsáveis pela produção dos álbuns falam sobre o processo de dar vida e emoção aos compilados

Gabriel Machado
bemviver@acritica.com
27/04/2024 às 13:08.
Atualizado em 27/04/2024 às 13:08

(Divulgação/Reprodução)

A temporada bovina segue a todo vapor! Com os ensaios dos bumbás Caprichoso e Garantido lotando os espaços do Sambódromo e os discos de toadas para a temporada devidamente apresentados nos streamings, é seguro dizer que o Festival de Parintins 2024 será, no mínimo, inesquecível.

Por conta disso, conversamos com algumas das figuras responsáveis pela produção dos álbuns "Cultura - O Triunfo do Povo" e "Segredos do Coração" - dos bois Caprichoso e Garantido, respectivamente. Eles falaram um pouco sobre como foi o processo de dar vida e emoção aos compilados.

Para o produtor musical do bumbá azul e preto, Neil Armstrong, "Cultura - O Triunfo do Povo" promete levar o torcedor diretamente para a arena do Bumbódromo. "Nós gravamos com a presença dos mestres da Marujada, Márcio Cardoso e Victor Hugo, dividindo a direção com Márcio do Boi. Gravamos com 24 marujeiros, ao todo. Queríamos um disco que tivesse a cara da arena, essa é a nossa proposta, desde o ano passado", diz Neil.

A ideia é trabalhar cada toada de acordo com o sentimento que a agremiação quer apresentar. Para isso, foram utilizados arranjos bem direcionados à emoção da arena, com instrumentos característicos, como flauta, violino, viola e violoncelo. "O álbum é projetado com todos os arranjos percussivos, melódicos e harmônicos, com a proposta que vamos apresentar na arena, em Parintins", frisou o produtor.

"Cultura - O Triunfo do Povo" já está disponível nas plataformas digitais e conta com 18 faixas. O lançamento oficial acontece, neste sábado (27) no Curral Zeca Xibelão em Parintins e, no dia 4 de maio, no Sambódromo de Manaus, ambos com transmissão da TV A CRÍTICA. "Temos a música 'Capricho da Remada', que é bastante especial, pois estamos homenageando o mestre do beiradão, Teixeira de Manaus. Colocamos, na frente dele, o solo da toada histórica 'Desmontando o Sax'", destacou.

"O trabalho deste disco foi feito com muito afinco e dedicação, desde o início do ano, com a escolha das toadas. Já temos uma música que está sendo muito bem executada, 'O Boi do Urubuzal', além da 'Málúù Dúdú', que é a faixa da evolução do boi e ficou muito linda, todo mundo gosta. Inclusive, praticamente todas do álbum já estão sendo tocadas nos ensaios da Marujada, o que é um resultado bastante positivo", concluiu Neil.

Segredos do Coração
Produtor musical do Boi Garantido, Alder Oliveira diz que o disco deste ano foi diferenciado e a produção, totalmente coletiva. "Resolvemos trazer, novamente, a essência da Batucada para o álbum. O último CD gravado com o verdadeiro ritmo da batucada foi em 1996. Esse trabalho tem o envolvimento de grandes músicos de Parintins”, ressaltou.

Ele reforça, ainda, que 95% de toda a captação do projeto musical foi feita na Ilha Tupinambarana, buscando, assim como o seu 'rival', transportar os torcedores para a arena do Bumbódromo. ""A produção do disco foi algo coletivo, os arranjos fluíram com muita naturalidade, respeitando cada obra e as especificidades de som das músicas, respeitando a verdade dos seus compositores", contou Alder.

Ao todo, "Segredos do Coração" possui 15 faixas e, também, já está disponível nas principais plataformas digitais. Já o lançamento oficial ocorre neste sábado (27), a partir das 21h, no Sambódromo, com transmissão da TV A CRÍTICA. No palco, estarão presentes todas as vozes que compõem o CD.

Com relação aos destaques, o produtor enfatiza o grande elenco de artistas envolvidos com a agremiação. "O Garantido tem um potencial imenso no que diz respeito às vozes. O CD ficou dividido, principalmente, entre Sebastião Júnior e David Assayag, que são as grandes vozes do Festival. É claro, não poderia deixar de destacar a participação do Israel Paulain, em 'Boi É Raiz', e Márcia Siqueira, que é tradição no processo do álbum do boi. Ela fez um dueto com o David, em 'Mãe Tupinambarana'".

A cantora realçou a conquista da sua presença no trabalho. "Com muita alegria, poder levantar essa bandeira, por estar nesse lugar que, até então, era protagonizado só por homens. Ser a primeira levantadora oficializada pelo Boi Garantido é uma responsabilidade muito grande e um caminho que a gente ainda está trilhando para outras e outras levantadoras que estão aí, também, com um trabalho maravilhoso".

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por