PROGRAMAÇÃO

Evento celebra conquistas na educação indígena do Amazonas

Apresentações culturais e rodas de conversas compõem a programação desta quarta-feira (08/04)

Emile de Souza
online@acritica.com
07/05/2024 às 16:13.
Atualizado em 07/05/2024 às 16:13

FOREEIA com as redes de Educação Escolar Indígena do Amazonas no encontro em outubro de 2023 (Foto: Divulgação)

Evento de celebração dos 10 anos do Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (Foreeia) acontece nesta quarta-feira (08/04), de 8h às 16h, no auditório Alalau na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

A presidente do Foreeia, Alva Rosa Tukano, destaca que o evento é uma forma comemorativa dos 10 anos de lutas e iniciativas para desenvolver as 25 redes educacionais indígenas, que atuam em busca de políticas públicas educacionais.

“Realizamos planejamento estratégico de ações a curto, médio e longo prazo em prol da materialização de Políticas Públicas em Educação Escolar Indígena aos povos indígenas do Amazonas, visto a importância da Educação Escolar Indígena para todas as pautas”, disse Alva.

A professora Alva Tukano ressaltou que no âmbito da Educação Básica, a curto prazo, o fórum busca fortalecer a parceria com a Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI).

“Temos um novo gerente, que assumiu na SEDUC (Secretaria de Educação), indicado pelo movimento indígena, professor Sansão Tikuna. Assim traçamos melhores estratégias no atendimento da Educação Escolar Indígena (EEI) tanto na rede estadual e rede municipal”, comentou Alva.

Na programação serão abordados a história do fórum, a luta coletiva dos povos indígenas, direito coletivo, valorização das línguas indígenas e sua manutenção, os desafios da educação na Amazônia e agenda global sobre o clima.

Além das rodas de conversas com debates sociopolíticos, o evento terá apresentações culturais dos grupos indígenas Wotchimaücü, AMARN, Grupo Kamgapeba da Aldeia Tururukari-uka.

Entre os convidados, estão as personalidade indígenas Gersem Baniwa; Clarisse Tukano; Cristina Baré, Yura Marubo e Alva Rosa Tukano. Representantes das associações indígenas e educacionais. Organizações indígenas regionais e Redes de Educação Escolar Indígena (EEI). 

Alva Tukano informa que os interesses dos representantes indígena é ampliar os direitos educacionais.

“A médio e longo prazo, queremos criar uma Política de Educação Escolar Indígena do Amazonas, que ainda não existe. O que tem atualmente, são programas pontuais que atendem as escolas indígenas na SEDUC e SEMEDs (Secretarias Municipais de Educação)”. 

A presidente acrescentou que o fórum também está articulando com as universidades públicas e com o Ministério da Educação (MEC), formas de especializar os professores indígenas. Além disso, articulação de políticas indigenistas nas universidades. 

O evento irá reunir a Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (FAMDDI), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Associação Serviço e Cooperação com Povo Yanomami (SECOYA), Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação (SARES), Conselho Estadual de Educação Indígena do Amazonas (Ceei-AM), Universidade Estadual do AMazonas (UEA), UFAM, Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e SEDUC.

Sobre o Fórum 

O Foreeia foi oficializado no dia 30 de abril de 2014 como um marco da luta das lideranças e professores indígenas do Amazonas, Acre e Roraima. 

Tem como objetivo de fomentar debate para trocas de experiências, definição de estratégias, bem como, discutir e elaborar propostas de políticas públicas que visem garantir e promover os direitos dos povos indígenas a uma educação e saúde diferenciada, específica e de qualidade como assegurado na legislação nacional, defendendo sua autodeterminação e a gestão coletiva.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por