problemas

Amazonenses alegam dificuldades para realizar agendamentos no site do TRE-AM

Procura por serviço tem aumentado por conta do prazo para a regularização do titulo de eleitor, que se encerra na quarta-feira (8)

Amariles Gama
online@acritica.com
07/05/2024 às 17:18.
Atualizado em 07/05/2024 às 17:18

Mensagem que aparece no site do TRE-AM ao tentar fazer agendamento (Foto: Reprodução)

A um dia do prazo final para tirar ou regularizar o título de eleitor, nesta quarta-feira (8), a população de Manaus reclama de dificuldades para realizar agendamento no site do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Essa etapa é necessária para o atendimento presencial e tem como objetivo melhorar o fluxo e evitar filas nas sedes.

'Não há vagas para agendamento’ é a mensagem que aparece para aqueles que buscam o agendamento para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Eleitores afirmam que, além de não haver vagas para agendamento no site, há formação de filas nos postos para eleitores que tentam o agendamento imediato.

Uma servidora pública, que pediu para não ser identificada, disse que tenta atendimento pelo site há dois dias sem sucesso. Ela busca atendimento para emitir a primeira via do título de eleitor do seu filho, porém, não existe vaga para atendimento.

“No site deles só aparece essa mensagem de que o atendimento presencial só é possível com agendamento, mas não há vagas para agendamento. Nós entramos em contato com a ouvidoria e ela falou que em situações emergenciais a gente poderia ir lá tentar fazer um encaixe no Vasco Vasques”, disse.

O Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), na Zona Centro-Sul de Manaus, é um posto de atendimento para os serviços oferecidos pelo TRE-AM. A servidora afirma que já tentou um agendamento imediato na unidade, o que é possível caso haja vagas disponíveis no dia. Porém, ela conta que as pessoas não conseguem entrar na sede sem agendamento prévio, nem agendar atendimento para uma próxima data.

“Não deixam ninguém entrar no Vasco Vasques sem agendamento, tem um monte de gente do lado de fora tentando agendar. Eles dizem: ah, tem que ficar atualizando o site caso tenha desistência. A gente está tentando desde domingo, não tem desistência, não disponibiliza nenhuma vaga e amanhã acaba o prazo”, relatou.

Devido à demanda, a população pede ampliação do prazo de atendimento pelo TRE-AM, que termina nesta quarta-feira (8).

Em nota, o TRE-AM afirmou que o prazo é nacional e não há como adiar. Segundo o órgão, essa demanda é recorrente, visto que alguns eleitores deixam para procurar a Justiça Eleitoral nos últimos dias e se deparam com a situação atual de capacidade de atendimento. O TRE ressaltou ainda que a falta de coleta de biometria não impede o eleitor de votar.  

“Essa demanda sempre ocorre, pois muitos eleitores acabam deixando para procurar a Justiça Eleitoral nos últimos dias e acabam se deparando com uma capacidade de atendimento que, embora tenhamos triplicado, utilizando o máximo dos recursos humanos e tecnológicos disponíveis, ainda não faz frente. Vale lembrar que a mera falta de coleta da biometria não vai impedir o eleitor de votar”, declarou.
Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por